Copa do Mundo | Terra Esportes | 04/07/2006 15h29

Por final, Alemanha tenta quebrar tabu contra os italianos

Compartilhe:

Dortmund (Alemanha) - Com bom futebol e vitórias convincentes, a seleção alemã minou a desconfiança da torcida e alcançou as semifinais da Copa do Mundo. Para chegar à decisão, precisa superar uma antiga pedra no sapato nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), em Dortmund: a Itália.

Na história dos mundiais, a vantagem é totalmente azul: 4 a 3 na semifinal de 1970, 3 a 1 na final de 1982 e empates por 0 a 0 em 1962 e 1978. Na série de amistosos preparatórios para a atual edição da competição, os italianos levaram a melhor por 4 a 1 e estiveram bem perto de tirar o emprego do técnico alemão Jürgen Klinsmann.

Todos na seleção, no entanto, fazem questão de esquecer a goleada sofrida em março deste ano. "Sobre o jogo de Florença não falamos mais. A equipe está se preparando para a semifinal com base nas análises que fizemos dos confrontos da Itália no Mundial", disse o auxiliar de Klinsmann, Joachim Loew.

O zagueiro Metzelder fez coro às declarações do membro da comissão técnica. "Sabemos que nós seremos diferentes em campo, e acho que os italianos também sabem disso. A goleada de março pode até servir como motivação extra para nós", afirmou.

O meia Ballack, por sua vez, tratou de utilizar a derrota no amistoso para jogar o favoritismo para o adversário. "Tudo está a favor da Itália. Recentemente, ganharam da gente por 4 a 1. Na história dos mundiais, têm vantagem sobre a Alemanha."

Como não poderia ser diferente, os italianos rechaçaram essa condição. "A diferença entre Alemanha e Itália não é a desse amistoso. Não nos sentimos favoritos, só pensamos que vamos disputar uma partida importante", declarou o técnico Marcelo Lippi.

Ao menos nos desfalques, há equilíbrio. Se Klinsmann não poderá contar com o volante Torsten Frings, suspenso pela confusão com os argentinos após a vitória alemã nos pênaltis, Lippi segue sem poder contar com o contundido volante Nesta. Borowski e Materazzi, respectivamente deverão ser os substitutos.

A equipe que avançar à decisão contra Portugal ou França pode ter problemas de suspensão. Os alemães Arne Friedrich, Lukas Podolski e David Odonkor, e os italianos Fabio Grosso, Gennaro Gattuso e Gianluca Zambrotta estão pendurados com um cartão amarelo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS