Copa do Mundo | Globo.com | 28/08/2007 15h24

Minas Gerais diz que garante Mineirão pronto em três anos

Compartilhe:

Belo Horizonte (MG) - O Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, garantiu que o Mineirão será o primeiro estádio brasileiro pronto para receber jogos da Copa de 2014. As obras terminariam antes de 2010 e o complexo estaria adequado às exigências da Fifa. Mas na confusa entrevista coletiva durante a visita da comitiva da Fifa nesta terça-feira a Belo Horizonte, o político não deu muitos detalhes de como serão as obras e nem soube informar o custo das reformas.

"Minas Gerais será o primeiro estado brasileiro com o estádio pronto para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Nos próximos três anos vamos fazer uma série de melhorias no Mineirão e ele ficará pronto bem antes da competição", disse Aécio Neves, que citou ter visitado o estádio de Wembley, na Inglaterra, para conhecer o projeto de reformas do estádio inglês.

Arquitetura do estádio será mantida - No projeto de modernização do estádio está previsto o aumento o estacionamento. De 3.500 para 7 mil vagas. Camarotes precisam ser construídos, assim como cabines de imprensa, que hoje são insuficientes para a Copa. Há a necessidade de uma segunda sala de exame antidoping e um vestiário de árbitros para as mulheres. O placar analógico vai ser trocado pelo digital. Mesmo com todas as obras, a arquitetura do Mineirão será mantida.

Durante a visita ao Mineirão, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou que o jogo entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa de 2010, será no estádio. Mas só isso...

"Prometo o Brasil x Argentina das eliminatórias e espero que o Brasil tenha direito de sediar a Copa", disse Ricardo Teixeira ao ser questionado sobre a possibidade de a cidade de Belo Horizonte receber o jogo de abertura ou de encerramento da Copa de 2014.

Durante o pouco tempo em que a imprensa pôde acompanhar as explicações de Aécio Neves aos integrantes da comitiva da Fifa, o governador respondia a uma pergunta de Walter Gagg, responsável por estádios e segurança da comitiva, de como ficaria a cobertura do estádio.

Na manhã desta terça-feira, a comitiva da Fifa visitou o Centro de Convenções Expominas. Depois se encontrou com o governador Aécio Neves. E também fez uma inspeção no Mineirão. Durante a tarde, a comitiva vai conhecer o centro de treinamento das duas principais equipes de Belo Horizonte. Primeiro, os representantes da Fifa seguem para a Toca da Raposa II, do Cruzeiro. Depois passam pela Cidade do Galo, do Atlético-MG.

"A primeira impressão foi muito positiva", disse Hugo Salcedo, chefe da delegação da Fifa, em uma rápida declaração bem política.

A comitiva da Fifa é composta por cinco pessoas: Hugo Salcedo (chefe da comitiva), Jaime Byrom (responsável pela área de acomodações e transportes), Jorge Batista (imprensa), Walter Gagg (segurança e estádios) e Jaime Yarza (secretário geral).

O Brasil é o único candidato a sede da Copa de 2014. Desde sexta-feira, os inspetores da Fifa analisam as candidaturas das 18 cidades brasileiras que querem receber os jogos. Em um hotel do Rio de Janeiro, eles conheceram os projetos de 13 cidades: Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió, Natal, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Manaus, Rio Branco e Belém. A partir desta terça-feira, a comitiva visita mais três cidades: São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS