Copa do Mundo | Da redação | 09/07/2006 06h13

Itália x França define quem tem o melhor futebol do mundo

Compartilhe:

Berlim (Alemanha) - Itália e França embarcaram para a disputa da Copa da Alemanha vistos com desconfiança por suas próprias torcidas. No entanto, apenas seis jogos foram suficientes para acabar com qualquer dúvida em torno das duas seleções, que decidem o título mundial às 15h deste domingo, em Berlim.

Poucos dias antes do início da preparação da seleção italiana para o torneio, foi descoberto um esquema de manipulação de resultados no campeonato nacional, envolvendo figuras como Marcelo Lippi, Fábio Cannavaro e Gianluigi Buffon, que foram obrigados a deixar a concentração para depor sobre o escândalo.

O que poderia conturbar o ambiente da equipe na Alemanha serviu apenas como combustível. \"Toda essa confusão que começou dois ou três meses atrás criou um desejo e uma determinação para reagir e mostrar que o futebol italiano é eficaz, real e forte técnica e moralmente. Isso ajudou a criar um grupo unido\", afirmou Lippi.

A França chegou à Alemanha com um clima semelhante. Após o fracasso de 2002, quando voltou para casa sem marcar um mísero gol, a seleção foi para o Mundial sob o comando do contestado Raymond Domenech, acusado de formar uma equipe com um número excessivo de jogadores com idade avançada.

Após calar os críticos ao conduzir a França à sua segunda decisão na história das copas, o treinador aproveitou para responder com indiferença. \"Não é problema meu se me compreendem ou não. Quero que meus jogadores me entendam e ganhem a final, não busco que o resto me compreenda e nem noto a pressão da imprensa\", afirmou.

O técnico Marcelo Lippi deve manter a mesma escalação da equipe que passou pela Alemanha de forma heróica na semifinal. O único problema do treinador italiano é o zagueiro Alessandro Nesta, lesionado desde o final da primeira fase. Desta forma, Materazzi forma a zaga ao lado de Cannavaro.

Depois de permanecer dois anos sem escalar o mesmo time em duas partidas consecutivas, Raymond Domenech deve manter os mesmos 11 jogadores pela terceira vez seguida. Satisfeito, o treinador não tem desfalques que impeçam a entrada do mesmo time que bateu Espanha, Brasil e Portugal nas fases anteriores do Mundial.

Em sua última partida como jogador profissional, Zinedine Zidane pode se consagrar ao levantar a taça do bicampeonato. \"Tenho boas lembranças de 1998 e erguer o troféu novamente seria muito especial. Será muito difícil, mas temos armas para ganhar\", afirmou o meia em uma de suas únicas entrevistas durante a Copa.

A partida também é especial para o zagueiro italiano Fábio Cannavaro, que pode conquistar o tetracampeonato em sua 100ª partida com a camisa da seleção italiana. \"Sei que essa pode ser minha última Copa do Mundo e pedi aos meus companheiros de equipe que me ajudassem a alcançar a marca de 100 jogos\", disse o atleta de 32 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS