Copa do Mundo | Globo.com | 27/08/2007 15h09

Fifa questiona estádio em Brasília para a Copa do Mundo

Compartilhe:

Brasília (DF) - Os inspedores da Fifa questionaram, nesta segunda-feira, em Brasília, como ficará o estádio Mané Garrincha após as obras de reforma e ampliação previstas no projeto para a Copa de 2014. Durante uma primeira apresentação no gramado, Walter Gagg, responsável por analisar estádios e seguranças na comitiva que está no Brasil, queria saber como seria a entrada dos torcedores e também como ficaria a cobertura total da arquibancada. Atualmente apenas cerca de 25% da arquibancada do Mané Garrincha é coberta.

O arquiteto e projetista da reforma, Eduardo de Castro Mello, explicou que a cobertura ficará parecida com as dos estádios de Dortmund e Hamburgo na Copa de 2006. E pediu para dar mais detalhes na reunião técnica que seria fechada à imprensa no Palácio de Buriti. Atualmente, o estádio tem três grandes entradas de torcedores.

O projeto de reforma do Estádio Mané Garrincha terminaria em 2010 e custaria cerca de R$ 350 milhões. Após as obras, a capacidade vai passar de 30 mil para 90 mil lugares. O gramado aumentaria quatro metros e a pista de atletismo deixaria de existir. Além disso, um shopping com lojas seria construído no complexo do estádio. O estacionamento é um trunfo. Poderia receber 40 mil veículos. Nenhum outro estádio brasileiro teria tal capacidade. A arquibancada do Mané Garrincha ocupa apenas 25% da capacidade do estádio. O projeto prevê a ampliação dos lugares do estádio e da cobertura de concreto, que atualmente só protege uma parte pequena da arquibancada.

Depois da visita ao estádio Mané Garrincha, a comitiva da Fifa vai ao Instituto do Coração, considerado um dos melhores do país. Após o almoço, haverá uma reunião técnica com representantes do Governo do Distrito Federal, no Palácio do Buriti, para apresentar aos representantes da Fifa as obras e investimentos que serão realizados em Brasília para a Copa.

Às 14h30, a comissão vai se encontrar com o governador José Roberto Arruda. O último compromisso é às 17h com uma visita ao presidente Lula no Palácio do Planalto com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS