Copa do Mundo | GE.net | 29/10/2007 15h39

Fifa deve anunciar Brasil como sede da Copa nesta terça

Compartilhe:

Zurique (Suíça) - A comitiva da Confederação Brasileira de Futebol realizou nesta segunda-feira um ensaio para a última apresentação da candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo de 2014, marcada para a manhã desta terça, por volta das 9h30 de Brasília, em cerimônia na sede da Fifa, na cidade suíça de Zurique.

O anúncio oficial da nação que receberá o evento acontece pouco depois, por volta das 12h30 de Brasília - o Brasil é candidato único. Antes disso, Canadá e Alemanha também apresentam as suas candidaturas para sedes da Copa do Mundo feminina de 2011.

Nesta segunda, o ministro dos Esportes Orlando Silva e o escritor Paulo Coelho estiveram na sede da Fifa para acertarem os últimos detalhes antes da cerimônia. Na terça, a comitiva será reforçada com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do jogador Romário, do técnico da seleção Dunga e do presidente da CBF Ricardo Teixeira.

Durante 30 minutos, o Brasil mostrará um resumo do que já foi apresentado aos membros da Fifa que visitaram o país entre o dia 23 de agosto e 1 de setembro. Neste período, os inspetores assistiram a apresentações de 13 cidades candidatas a sede e estiveram em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Depois da visita ao único candidato a sede do Mundial de 2014, os membros da entidade máxima do futebol divulgaram na última quinta-feira um relatório que dá indícios de que o Brasil realmente confirmado para organizar o evento. No documento, os inspetores citam alguns problemas, mas dizem que a nação sul-americana tem condições de organizar uma excelente Copa.

A candidatura única do Brasil, porém, não agradou à Fifa. Nesta segunda e terça-feira, o Comitê Executivo da entidade se reunirá para discutir o fim do rodízio de continentes, que definiu as sedes das Copas do Mundo a partir de 1998.

A intenção dos diretores da Fifa, inclusive a do presidente Joseph Blatter, será evitar que o caso do Brasil se repita futuramente. Para isso, podem permitir que países de diferentes continentes disputem a condição de sede do Mundial 2018. Argentina e Colômbia manifestaram o interesse de concorrer a Copa de 2014, mas acabaram desistindo e não fizeram uma proposta oficial de candidatura.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS