Copa do Mundo | GE.net | 14/06/2006 16h04

Ex-preparador de Ronaldo aposta em virada do Fenômeno

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Criticado por nove em cada dez brasileiros por sua atuação abaixo do esperado na partida de estréia do Brasil na Copa do Mundo, terça-feira diante da Croácia, Ronaldo continua com o prestígio em alta no mundo do futebol.

"O Ronaldo está escalado e vai começar jogando (contra a Austrália, domingo). Se eu não colocar o Ronaldo para jogar, ele nunca vai entrar em forma", argumentou o pragmático treinador da seleção brasileira, logo depois da estréia do Brasil no Mundial.

Consultados pela reportagem da GE.Net , técnicos e preparadores físicos mostraram concordar com a opinião de Carlos Alberto Parreira e apostaram alto no talento do atacante do Real Madrid.

"O Ronaldo não pode emagrecer muito, pois perderia a força física, que é sua principal característica. Observei seu rosto, seu corpo, e acho que ele está muito bem. O Parreira está certo em mantê-lo no time, pois o que o Ronaldo precisa é de ritmo de jogo", analisou o preparador físico do Santos, Antônio Mello, que trabalhou durante o ano de 2005 com o craque no Real Madrid.

Para Antônio Mello, não há como questionar o talento do Fenômeno pelo seu baixo desempenho contra a Croácia. O ex-preparador físico do artilheiro não tem dúvidas do sucesso de Ronaldo em terras alemãs: "Sei da força que ele tem e o momento do Ronaldo será durante a competição. Ele vai aflorar durante a Copa", apostou.

Sem a experiência de ter trabalhado com o artilheiro mas com passagens pelos quatro grandes clubes paulistas no currículo, Fábio Mahseredjian, atual preparador físico do Palmeiras, falou pouco sobre o atual estágio de Ronaldo, mas também apostou na franca recuperação do Fenômeno na Copa.

"É difícil falar sobre o Ronaldo no "achômetro", mas não acho certo criticá-lo somente por um jogo, pois tenho certeza que, se fizer dois gols contra a Austrália, todas as críticas desaparecerão", opinou.

Para Mahseredjian, Ronaldo tem tudo para brilhar durante a competição e tentar quebrar os recordes que tanto deseja. "O problema é que o Ronaldo enfrentou diversos problemas com lesões e perdeu um pouco o condicionamento, mas sua recuperação está dentro do planejado pelo Moraci Sant'Anna (preparador da seleção). Ele é um fora de série e, com certeza, ainda ajudará muito o Brasil nesta Copa".

A ressurreição de Ronaldo também foi referendada pelo técnico Nelsinho Baptista, que recentemente deixou o comando do São Caetano. Para o experiente treinador, o Fenômeno não pode ser colocado em discussão apenas pelo mau futebol apresentado diante dos croatas.

Nelsinho, no entanto, fez coro com o meia Kaká e pediu maior participação do atacante da seleção. "O Ronaldo ainda não está fisicamente bem e tem muito mais a dar para o Brasil no Mundial. Ele precisa de uma movimentação melhor, apenas isso, para ajudar ainda mais o Brasil", finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS