Copa do Mundo | Com GE.net | 30/10/2007 17h51

Escolha das cidades-sedes inicia em julho do próximo ano

Compartilhe:

Zurique (Suíça) - Depois de o Brasil ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014, uma outra disputa, agora interna, começa. Das 18 cidades pré-selecionadas para sediar partidas do Mundial, apenas 12 serão escolhidas e a disputa já está aberta. Campo Grande, inclusive, é uma das candidatas.

"A partir de julho do ano que vem vamos começar a afunilar entre os 18 candidatos para, em dezembro de 2008, apresentar à Fifa as sedes escolhidas. Portanto, ainda não há nada certo. A proposta da CBF é de 12 cidades e esse número não é absurdo. Na apresentação da Alemanha como sede do Mundial Feminino, também se falou em 12 cidades", explicou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Além da escolha das 12 praças, já há outra disputa paralela: onde serão realizadas as partidas de abertura e de encerramento do Mundial. Um nome já é dado como certo. O Maracanã será o palco da grande final. Mas o primeiro jogo do torneio ainda não tem local certo.

A cidade de São Paulo e o estádio do Morumbi largaram na frente nessa disputa. O próprio governador do Estado, José Serra, já havia dito que deixaria a disputa pela final, caso a capital paulista ficasse com a partida de abertura. "O nosso governador já pediu para realizar a abertura e estaríamos contentes com isso", explicou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.

Mas o problema para os paulistas é que o Estado de Minas Gerais entrou na disputa para abrigar o primeiro jogo do torneio. Tal desejo foi confirmado pelo governador mineiro, Aécio Neves, que estava na comitiva que foi à Suiça. Essa pretensão ganhou ainda mais força depois de o estádio do Mineirão ter sido um dos mais elogiados pelo relatório da Fifa.

Quando questionado sobre as possíveis sedes, inclusive da abertura e da final, Ricardo Teixeira preferiu despistar. "Nenhuma das 12 cidades está definida, mas quem tem o mínimo de consciência sabe que São Paulo vai estar entre elas", concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS