Copa do Mundo | Da redação | 19/04/2007 13h07

Copa de 2014 no Mato Grosso do Sul. Sonho ou realidade?

Compartilhe:

Copa no MS?

Campo Grande (MS) - Na próxima semana, o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário de Oliveira, viaja ao Rio de Janeiro para convidar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, para participar de um encontro na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde e lideranças e autoridades interessadas vão solicitar o caderno de encargos para a inclusão de Mato Grosso do Sul na relação de estados que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Os estádios escolhidos para essa proposta foram o Morenão (Pedro Pedrossian), situado na Capital, com capacidade para 45 mil pessoas, e o Douradão (Fredis Saldivar), localizado em Dourados, com lotação máxima de 35 mil. Além de estudar os encargos, a FFMS promete montar uma estratégia política com fatores diferenciadores dos outros proponentes. Mato Grosso do Sul fará pleito com o respaldo técnico e da sociedade civil organizada, com destaques da participação dos setores econômicos e governamentais.

Estarão presentes neste evento o governador André Puccinelli, o presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Jerson Domingos, senadores, deputados federais e estaduais, o prefeito municipal de Campo Grande, Nelson Trad Filho, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, demais prefeitos do Estado e outros interessados.

Durante a oportunidade, também será implantado o Comitê Pró-Jogo da Seleção Brasileira em Mato Grosso do Sul, que visa trazer um amistoso de preparação da Seleção Brasileira que disputará as Olimpíadas de 2008. O comitê terá um Conselho Institucional, um Setor Executivo e criará mecanismos para a participação e mobilização popular.

Possibilidades - Dentre as dificuldades de cumprir as exigências do caderno de encargos - Curitiba está com problemas quanto a capacidade de sua rede hoteleira, por exemplo - Mato Grosso do Sul possui apenas um trunfo com relação as demais candidatas: sua localização geográfica.

O Estado, que tem uma população de aproximadamente 2.297.981 habitantes, conforme senso IBGE/2006, encontra-se no sul da região Centro-Oeste do Brasil, tendo como limites Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, além de fazer fronteira com Paraguai e Bolívia, tendo assim, uma posição privilegiada no centro da América Latina para o turismo, isso sem levar em consideração o Pantanal, que pode atrair paralelamente à Copa turistas para a região.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS