Copa do Mundo | Globo.com | 22/06/2006 14h24

Com cinco novidades no time titular, Brasil enfrenta Japão

Compartilhe:
Mais uma chance para o melhor do mundo; já Kawagushi vem sendo o destaque do Japão na Copa Mais uma chance para o melhor do mundo; já Kawagushi vem sendo o destaque do Japão na Copa (Foto: AFP)

Dortmund (Alemanha) - Fim do mistério na seleção brasileira. Parreira fez três modificações na equipe que enfrenta o Japão às 16h (de Brasília) desta quinta-feira, em Dortmund. O treinador resolveu poupar Ronaldo, Cafu e Emerson, pendurados com um cartão amarelo, escalando respectivamente Robinho, Cicinho e Gilberto Silva.

Com essa decisão, o treinador contraria suas próprias palavras, já que após a vitória contra a Austrália ele disse que era importante Ronaldo jogar para adquirir ritmo de jogo. Outra questão é que Robinho, que substitui o Fenômeno, também já recebeu um amarelo e, se for advertido, estará fora das oitavas-de-final.

Com a entrada de Robinho, a seleção volta a contar com o quadrado mágico que brilhou na conquista da Copa da Confederações no ano passado, formando o setor ofensivo com Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

Apesar disso, o site Terra Esportes mostra outra versão. Nela, entram na equipe o atacante Robinho, o lateral-direito Cicinho, o volante Gilberto Silva, o lateral-esquerdo Gilberto e o meia Juninho Pernambucano. Saem, respectivamente, Adriano, Cafu, Emerson, Roberto Carlos e Zé Roberto.

O Brasil lidera o grupo F com seis pontos. O Japão é o último, com apenas um. Basta um empate para a seleção brasileira terminar a primeira fase como líder do grupo. Com isso, enfrentaria o segundo colocado do Grupo E. Os japoneses precisam da vitória e de uma combinação de resultados para ficar com a segunda vaga.

"Não é um jogo crucial para o Brasil, mas é importante porque serve para manter o time embalado, e é mais um degrau na evolução da equipe dentro da competição", diz Carlos Alberto Parreira.

Se o mistério terminou do lado brasileiro, ainda permanece no lado oriental. Pela primeira vez em 71 jogos no comando do Japão, o técnico Zico não vai divulgar a equipe titular. O treinador, que vai deixar o cargo após o Mundial, ainda tem esperanças de classificação para a próxima fase.

"Nós fomos mal em oito minutos na Copa e ficamos nessa situação complicada. Mas temos que jogar para vencer porque um resultado positivo contra o Brasil seria um marco histórico para o futebol japonês", diz Zico.

O Galinho também reconheceu não encarar uma situação muito confortável contra o seus país. Além dele, o lateral-esquerdo Alex Santos também irá enfrentar o país de origem.

"Não me sinto confortável, mas quando escolhi essa profissão, sabia que isso poderia acontecer", finalizou o galinho.

Japão x Brasil

Local: Fifa World Cup Stadium, em Dortmund
Árbitro: Eric Poulat (França)
Horário: 16h (horário de Brasília)

Japão: Kawaguchi, Komano, Miyamoto, Tsuboi, Nakazawa e Alex Santos; Fukunishi, Nakamura e Nakata; Takahara e Yanagisawa. Técnico: Zico.

Brasil: Dida, Cicinho, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Adriano.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS