Copa do Mundo | Da redação | 30/07/2007 16h46

Capital passará pela primeira "peneira" para receber Copa

Compartilhe:

Copa

Campo Grande (MS) - Nesta terça-feira, 31 de julho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai entregar à Fifa as 18 cidades pré-selecionadas - de 22 candidatas - para receberem a Copa do Mundo de 2014. Entre as possíveis sedes está Campo Grande, que vive a expectativa de estar incluída entre as escolhidas com um futuro reformado Morenão ou com um novo estádio, ainda sem local ou qualquer outra informação definida.

Concorrem com a Capital as cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Olinda (PE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

A confederação dará a palavra final sobre o assunto, mas teve de ouvir diversos integrantes do governo, como a Casa Civil da Presidência da República e os ministérios do Esporte; Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda; Relações Exteriores; Justiça; Turismo; Comunicações; Trabalho e Emprego; Defesa; Cidades e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

As capitais de Estado são, a princípio, favoritas à condição de sede por questões políticas e por tradicionalmente possuírem os melhores estádios. Das 22 candidatas, apenas duas cidades, Olinda (PE) e Campinas (SP), não se encaixam neste perfil.

A segunda fase de avaliações será iniciada em setembro. Inspetores da Fifa virão ao Brasil para avaliar os municípios e os estádios. De 1 e 6 de novembro, a entidade máxima do futebol mundial divulgará a lista com as 12 cidades que irão abrigar a Copa de 2014 - isso se confirmar que o evento será realizado no Brasil. Embora o País seja candidato único, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, já avisou que não irá aceitar problemas de infra-estrutura e afirmou que não hesitará, se necessário, em quebrar o rodízio de continentes que ele mesmo estabeleceu.

As dez cidades excluídas do processo seletivo para sede da Copa ainda terão chance de participar do evento, ainda que indiretamente, porque as delegações participantes sempre escolhem um local separado das sedes para a concentração durante a disputa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS