Copa do Mundo | Com Futebol MS | 09/10/2008 11h37

Brasil vai à Inglaterra saber sobre segurança em estádios

Compartilhe:

Londres (Inglaterra) - Alcino Reis, diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte e coordenador do grupo interministerial para a Copa 2014, foi até Londres para entender como foi feito o planejamento de segurança nos estádios da Inglaterra. O convite para a viagem foi feito pelo próprio governo do Reino Unido.

O aprendizado foi iniciado na última quarta-feira (8), e irá até o próximo domingo (12). Além de Reis, a comitiva que está em Londres conta com outros 15 integrantes do Brasil, da África do Sul, Polônia, Ucrânia e Itália.

Nesta quinta-feira (09/10), a programação da viagem será composta por uma apresentação feita por Alan Gibson, gerente de operações de segurança da Unidade Britânica de Policiamento de Futebol, e por uma visita guiada ao estádio de Wembley.

De acordo com Reis, a visita à capital inglesa é importante, pois se precisa colocar em prática o planejamento de esquemas de segurança o quanto antes, e não esperar-se até a Copa de 2014 para começar a se pensar nisso. "A visita é importante não somente tendo em vista o mundial de futebol, mas também para preservar os direitos do torcedor, que estão previstos no Estatuto", afirmou Reis.

A polícia inglesa se especializou em segurança nos estádios com o surgimento, na década de 60, dos chamados hooligans, torcedores fanáticos que consomem álcool e brigam durante os jogos de futebol.

Campo Grande é uma das 18 concorrentes para sediar alguns jogos da Copa. Segundo o calendário, as obras de reforma dos estádios brasileiros devem começar em 2010 e concluídas em 2012. Em fevereiro do ano que vem, será entregue a FIFA o relatório final de cada cidade candidata. O anúncio oficial de quais cidades receberão os jogos só acontecerá em março de 2009.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS