Copa do Mundo | GE.Net | 13/04/2006 15h40

Blatter afirma que Brasil não tem condições de ser sede

Compartilhe:

Genebra (Suíça) - Para o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, o Brasil, atualmente, não tem condições de sediar uma Copa do Mundo. Em entrevista cedida para o jornal O Estado de São Paulo, o dirigente da entidade máxima do futebol mundial disse que não há estádios no país que cumpririão as exigências da entidade para sediar uma partida de Copa do Mundo.

Segundo o rodízio estabelecido pela Fifa - em que há uma rotatividade entre os continentes que receberão o Mundial - em 2014, a Copa será na América de Sul. As outras confederações do continente já haviam aberto mão de suas candidaturas em prol do Brasil. Mas, se não houver estrutura suficiente, Blatter ameaça transferir de região a Copa.

Quando questionado sobre as reais chances de o país receber uma Copa do Mundo, mesmo sendo o único candidato do continente, ele respondeu que "o problema é que, mesmo sendo o único candidato, tem que responder aos critérios, que são de alto nível". O presidente da Fifa também não descartou uma candidatura conjunta com Argentina ou Chile.

A escolha da sede da Copa de 2014 será feita apenas em 2008, e Blatter já avisou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que ainda há um longo caminho a ser percorrido. "Hoje é apenas uma idéia, que, com o apoio do presidente Lula e de outros políticos, começa a se tornar uma espécie de projeto."

Uma alternativa a candidatura do Brasil à Copa do Mundo de 2014, o Canadá já demonstrou interesse em sediar o mundial. Seria a opção da Fifa, caso o Brasil não consiga se adaptar aos regulamentos. "Não sou um profeta. Mas se não forem adequadas as condições, a Copa deverá ir para a parte norte das Américas", disse Blatter, já dando sinais de que tem um "plano B" para 2014.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS