Coluna | Da redação | 22/03/2011 05h00

Jiu-jitsu não é a razão da morte de segurança. Jiu-jitsu é esporte!

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Imprensa sul-mato-grossense: por favor, pare de chamar Christiano Luna de Almeida de lutador de jiu-jitsu. Para quem não sabe, o rapaz de apenas 23 anos é acusado de matar com um soco um segurança de uma boate na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Quem pratica o esporte sabe que o soco e a atitude do jovem não fazem parte da modalidade.

O jiu-jitsu dito pela imprensa é na verdade o brazilian jiu-jitsu, uma adaptação do jiu-jitsu originado no Japão, sendo desenvolvido e difundido no Brasil pelo lendário Hélio Gracie. A luta consiste em técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, sendo proibidos socos e chutes por exemplo, tanto é que é conhecida como a "Arte Suave".

"Então vamos chamá-lo somente de lutador?", imagina a nossa imprensa. Muito pior. Quem faz artes marciais sabe que todo lutador tem como seu principal princípio de vida o respeito ao próximo. Existe uma grande diferença entre brigar e lutar - campanha muito bem encampada pelo programa Sensei Sportv.

O triste fato, que vem tomando conta de nossos noticiários, pode ser atribuído a muitas coisas, mas NUNCA ao esporte. Por isso, o Esporte Ágil dá cartão amarelo para nossos jornalistas, que ainda podem parar de tentar associar o caso ao jiu-jitsu, e cartão vermelho para a atitude do rapaz. Esporte é vida!

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS