Ciclismo | Da Redação/Com Everson Tavares | 13/12/2011 10h48

Mato Grosso do Sul participa da Copa da República pela primeira vez

Compartilhe:
A Copa da República vale vaga na Copa das Américas, uma das maiores competições do ciclismo A Copa da República vale vaga na Copa das Américas, uma das maiores competições do ciclismo (Foto: Reprodução)

Campo Grande (MS) - O bom desempenho da Equipe Alto Giro no Campeonato Brasileiro de Ciclismo lhes garantiu o convite para participar da Copa da República de ciclismo, uma das mais tradicionais provas do calendário nacional.  A competição realizada neste domingo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).


Neste ano, a Copa completa seu décimo aniversário e é a primeira vez que uma equipe de MS participa da disputa, que reúne os principais nomes da modalidade no masculino e feminino.

Cinco atletas vão representar o Mato Grosso do Sul, os três do masculino serão Leandro Carvalho, José Antonio Cardoso e Josué Lopes. Eles foram os mais bem classificados na Copa Alto Giro deste ano, conquistaram respectivamente a segunda, quarta e quinta colocações na categoria Elite. E na categoria feminino, as duas foram Simone Caccia e Adriana Severina Farias Lim.

Leandro é o favorito da delegação de MS, é a primeira vez que participa da competição, mas já traz experiências do Campeonato Brasileiro. Apesar da expectativa, o atleta sul-mato-grossense sabe das dificuldades. “E uma prova muito difícil, todo mundo quer ganhar”, explica Leandro.

O convite para a participação chegou de surpresa, e isso dificultou os treinos. “O convite pegou a gente de surpresa. Tem três semanas que estamos treinando. E essa prova é diferente, é para velocidade, somos acostumados com prova de resistência”, explica José Antônio, presidente da equipe Alto Giro. Apesar disso, eles tentarão conseguir uma boa colocação, já que a prova reúne atletas consagrados como Francisco Chamorro – o argentino já ganhou duas vezes a competição – e certamente está entre os favoritos para ganhar a prova. “Vamos tentar alguma fuga, se não der vamos investir na reta final”, conta Leandro. A estratégia da Alto Giro será se juntar com um bloco de atletas. No geral, as equipes vão com cerca de oito atletas e conseguem criar vácuo para o atleta principal não se cansar. Como MS terá apenas três corredores, não vão poder usar esse recurso.


Em 2011, inclusive, o sistema de disputa será diferente. Serão menos voltas em um circuito praticamente plano. Tais circunstâncias deixam a prova uma incógnita.


A disposição dos atleta se justifica. A Copa da República serve como classificação para a XII Copa América, que acontecerá em janeiro.

Apoio


A equipe Alto Giro tem patrocinadores próprios, e para participar dessa edição contou com o apoio de outros benfeitores. Como o convite veio muito em cima da hora, não puderam solicitar o apoio da Fundesporte por conta dos prazos. “Tem que entrar não sei quanto tempo antes. Agora não ia dar tempo”, explica José Antônio. No Brasileiro, segundo os atletas, conseguiram apoio porque pediram com bastante tempo de antecedência.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS