Ciclismo | Da Redação/Com Assessoria | 06/09/2011 10h07

Deputado Giroto critica Confederação de Ciclismo por excluir atleta sul-mato-grossense dos Jogos Pan-Americanos

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O deputado federal Giroto (PR-MS) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados no início da noite de ontem  (05) para criticar a exclusão da ciclista sul-mato-grossense Luciene Ferreira da Silva da convocação para os Jogos Pan-Americanos, que vão ser realizado em Guadalajara, no México, entre 13 e 30 de outubro. Luciene é a primeira colocada no Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Giroto explicou que no dia 25 de agosto deste ano foram convocadas as atletas que estão no 4º lugar no ranking; 23º; 46º , e 55º lugares da categoria de Luciene Silva, Estrada e Pista. Porém, não foi divulgado o critério de escolha, “a Confederação não disponibilizou os critérios, apenas divulgou o nome dos escolhidos, e, o pior, sem seguir o ranking, que é o parâmetro que mede o rendimento dos atletas”, afirmou Giroto. 

O parlamentar sul-mato-grossense indagou: “Para que serve este ranking então? Não é para dar o parâmetro sobre quais atletas estão no auge de seu desempenho, quem registra bons resultados constantemente, tem boas condições físicas e psicológicas, e tem chances reais de dar uma medalha ao Brasil nos Jogos Pan-Americanos?”.

Após citar as conquistas de Luciene Silva – por quatro anos líder do ranking da Confederação, entre outras conquistas -, Giroto disse que a iniciativa dele foi motivada pela moção de repúdio à CBC, que tem na presidência José Luiz Vasconcellos. O documento foi apresentado pelo deputado estadual sul-mato-grossense Junior Mochi na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul moção.

Também o parlamentar federal citou a convocação da ciclista, Clemilda Fernandes Silva, suspensa até julho deste ano pela própria Confederação por doping. Outro agravante é que Clemilda Silva responde a processo de fraude junto ao Ministério do Esporte por ter recebido normalmente os benefícios do bolsa-atleta - programa de transferência de verba do Governo federal a esportistas - no período em que ficou suspensa. De acordo com matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo em junho deste ano, um mês após a fraude ser descoberta, a atleta terá de devolver R$ 68,4 mil aos cofres públicos. Clemilda é qüinquagésima quinta na lista elaborada pela Confederação.

Além de fazer a denúncia em plenário, Giroto encaminhou ofício ao Ministro do Esporte, Orlando Silva, no qual informa a falta de critério na escolha da delegação de ciclismo para os Jogos Pan-Americanos e solicita uma avaliação criteriosa em relação a exclusão da ciclista Luciene Silva dos Jogos Pan-Americanos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS