Ciclismo | O Estado MS | 03/02/2016 14h59

Ciclista treina o físico e prepara a mente para encarar 24h de prova

Compartilhe:

No sábado (30), o ciclista Anderson Luiz de Carvalho, 37 anos, pedalou 250 km, das 17h até 10h da manhã, na região no Distrito de Rochedinho. A preparação é para poder encarar as 24 horas de prova do Brasil Ride, ultramaratona de mountain bike que acontece no mês que vem em Botucatu (SP).

Natural de Cuiabá-MT, Anderson Luiz mora em Campo Grande desde 2003. Antes de começar a disputar provas de longa de duração, o ciclista já foi campeão Estadual na categoria máster A (30 a 39 anos). O desafio não se resume somente na parte física, é necessário psicológico. “Nas competições de ultramaratona, a preparação deve ser 70% psicológica e 30% física, e o cuidado com a alimentação é muito importante”, afirma Anderson Luiz.

O ciclista treina cinco vezes por semana, sendo que ele percorre em média 150 km, e nos fins de semana, as pedaladas são intensificadas, o atleta chega a percorrer uma distância de 300 km. Os treinos são divididos em pelo menos quatro paradas para alimentação e hidratação.

A primeira prova em que participou de modalidades em formato de maratona foi há dois anos, na prova conhecida como Pata da Onça, que aconteceu em Nova Andradina – a 296 km da Capital. Desde então, passou a competir na modalidade. Em 2014, terminou em 16º lugar no Brasil Ride, disputado na Bahia. Anderson corria em dupla e o percurso era de 600 km. A etapa foi executada em sete dias.

Competidor diz que o maior desafio é terminar a prova no tempo
De acordo com o ciclista, a preparação para as 24h de Botucatu já começou. Em Rochedinho, Anderson realizou oito voltas em um percurso de 32 km. O tempo estava chuvoso e havia muito vento, dificultando ainda mais o trajeto. “Não acho que o percurso da maratona em Botucatu será difícil, o maior desafio que terei pela frente é o tempo de duração, que será maior do que eu estou acostumado a correr”, disse Luiz.

A prova acontece no dia 5 de março e terá o percurso de 11,6 km. A largada está prevista para as 12h e o término da prova será no dia seguinte no mesmo horário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS