Ciclismo | Da Redação/Com Everson Tavares | 19/12/2011 12h31

Chuva atrapalha desempenho do MS na Copa da República

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A chuva castigou os ciclistas que participaram da  Copa da República, uma das mais tradicionais provas do calendário nacional, realizada no último domingo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Os representantes de Mato Grosso do Sul, da equipe Alto Giro tiveram dificuldades com quedas e objetos na pista.


O favorito do MS, Leandro Carvalho, se manteve entre os dez primeiros durante quase toda a competição. Mas na última curva, uma queda na frente do atleta o fez desacelerar. “Estava bem colocado. Cheguei a ter meia volta escapado. Fiquei sempre entre os dez”, conta Leandro.


A queda fez o atleta perder muitas posições, e acabou chegando em 31º - boa colação em uma prova com 112 competidores. “A prova é tão rápida, que se você não tiver no pelotão da frente, você não consegue chegar nunca. O cara não baixa de 50 km por hora,” explica Leandro.


Os três atletas poderiam ter feito uma pontuação geral melhor, se não fossem os contratempos. Josué Lopes de Souza não comeu nada desde o sábado à noite e teve complicações estomacais – por conta disso,  não conseguiu terminar a prova. Enquanto José Antônio Evangelista teve dificuldades para se adaptar à prova, e acabou em 38º. “O José é um atleta novo, faltou experiência. É um circuito muito rápido, com muitas curvas. Se não fosse a chuva, ele estaria entre os dez primeiros junto com o Leandro”, explica Aldo José Pereira, presidente da Federação de Ciclismo.

Copa América


A Copa da República vale vaga na XII Copa América de Ciclismo, que reúne ciclistas de vários países. Mas para se classificar para esta competição, é necessário boa pontuação no ranking geral. Como nem todos os atletas de MS conseguiram, será difícil ficar entre as 15 equipes selecionados.

“Provavelmente não conseguimos a pontuação”, declara Leandro. Ainda assim, o competidor acredita que a experiência na Copa da República foi útil para as próximas competições.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS