Ciclismo | Da redação/com Campo Grande News | 30/01/2014 15h37

Atleta de MS disputa nos EUA prova de ultraciclismo, com 24 horas de duração

Compartilhe:

Dourados (MS) - O atleta sul-mato-grossense Mário Moreira de Oliveira Neto, mais conhecido Mário “Cassal”, 18 anos, se prepara para disputar a prova de ultraciclismo ‘Bike Sebring’, prova de 24 horas, na qual ele terá que superar 640 quilômetros, durante este período de tempo, para se classificar para a RAAM. A prova acontece no dia 15 de fevereiro na Flórida, Estados Unidos.

O ultraciclismo é um esporte de provas de longa duração, que duram mais de 12 horas, em longos percursos. O ultraciclista passa horas e horas e, muitas vezes, até dias, em cima da bicicleta, parando apenas em momentos estratégicos, de curta duração, para se alimentar e descansar.

“Será a minha chance de mostrar o que sei fazer, por isso tenho uma expectativa bem grande em relação a prova”,  diz o atleta natural de Dourados.

Dedicado e comprometido, o atleta também cuida rigorosamente de sua alimentação, seguindo uma dieta especial. “Ao contrário de quem malha em academia e precisa ganhar massa muscular, o atleta deste tipo de esporte precisa ter energia, comer alimentos ricos em carboidrato, como massas e risotos. É uma dieta especial devido aos grandes percursos de bicicleta e, consequentemente, os altos gastos calóricos, o atleta precisa ter energia constante para ter um bom desempenho”, explica a nutricionista Lilian Herrera, que orienta e apoia Mário no esporte.

A competição é classificatória para a chamada ‘Race Across America’ (RAAM), a prova mais importante da modalidade.

“Mesmo sendo a primeira prova internacional e de 24 horas que ele participará, tenho quase 100% de certeza que ele conseguirá a classificação para a RAAM. Não falo plena certeza, pois em uma prova de 24 horas muitos imprevistos podem acontecer e isso não temos como prever, mas pela capacidade física ele chegará no seu objetivo. Mário será o brasileiro mais jovem a buscar a qualificação para a maior prova de ciclismo do mundo!”, ressalta a treinadora, a professora de Educação Física e ciclista, Daniela Genovesi.

Mário Cassal embarca no dia 12 para os Estados Unidos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS