Canoagem | Da redação | 23/05/2018 08h26

Técnico e atletas do MS disputam Mundial de Canoagem na Suíça

Compartilhe:

O Mundial de Canoagem Descida vai acontecer na cidade de Muota, na Suíça, a partir do dia 30 de maio e Mato Grosso do Sul está muito bem representado na disputa. Compõem a equipe brasileira os atletas Rafael Girotto e Gustavo Figueiró, juntamente com o gerente de participação e lazer da Fundesporte, Rodrigo Miranda, escalado como técnico da seleção brasileira de canoagem.

As provas disputadas no Mundial de Canoagem são a descida clássica (prova mais longa) e sprint (prova mais curta e rápida). Ao todo serão 30 países participantes da competição, e mais de 100 atletas confirmados.

Os atletas Sul Mato Grossenses vem se preparando desde o brasileiro do ano passado, onde receberam o título de campeões, Rafael na modalidade Descida Clássica e Gustavo na Sprint.

Natural de Aquidauana, o canoísta Rafael contou sobre sua experiência no esporte e sobre o seu terceiro mundial. “Comecei bem cedo, nasci dentro da canoagem, e desde pequeno vi meu pai remando e eu já queria fazer aquilo e desde os quatro anos de idade já estava num caiaque, com quinze anos decidi seguir a carreira e hoje faz treze anos que estou competindo profissionalmente. Tenho cinco títulos brasileiros, nove estaduais, um vice sul-americano e fui classificado cinco vezes para o evento máximo da modalidade que é o Mundial, mas que participo é o terceiro esse ano”.

Os treinos acontecem em Aquidauana e no Distrito de Piraputanga por possuírem rios com descidas mais velozes, e em Campo Grande os atletas costumam praticar no Parque das Nações Indígenas.

Gustavo Figueiró revela que a sua história no esporte começou ali. “Fui conhecer a canoagem por curiosidade, vinha no Parque das Nações e via o pessoal remando, me interessei e desde então eu pratico, mas diferente do Rafael iniciei tarde, aos 29 anos, com 30 ganhei meu primeiro título e hoje tenho cinco títulos brasileiros e vários títulos estaduais. Não foi fácil, me dediquei bastante, quando desço uma corredeira eu dou muito valor e poder representar o Brasil e chegar no nível dos caras é muito gratificante.”

Para melhorar o desempenho e se ambientar nos rios e ao clima do verão suíço, a equipe sul-mato-grossense embarcará mais cedo para o campeonato, nesta sexta-feira (26.05). Nesta época do ano as geleiras derretem nos alpes suíços, e viram corredeiras especiais para a prática do esporte.

A canoagem no MS é uma modalidade muito forte e competitiva, grandes nomes saem do Estado para representar o Brasil fora, O técnico da Seleção Brasileira de Canoagem Rodrigo Miranda fala sobre o desempenho dos atletas, “O Estado é um celeiro de talentos na canoagem, o bicampeão e vice-campeão brasileiros são daqui, o sul-americano também, temos campeões paraolímpicos com chances reais de medalha olímpica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS