Canoagem | Da redação | 09/03/2011 15h00

Canoagem brasileira passou por período de treinos em Portugal

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Canoístas brasileiros estiveram em Portugal testando barcos numa das maiores fabricantes do mundo e ainda competiram contra tradicionais adversários

Buscando o melhor aprimoramento técnico e caminhando constantemente em direção a sonhada medalha olímpica a Seleção Brasileira Masculina de Canoagem Velocidade esteve concentrada por mais de duas semanas no Centro de Treinamento da Nelo, uma das maiores fabricantes de caiaques e canoas do mundo. Lá os atletas brasileiros participaram de vários testes para a calibragem de cada embarcação descobrindo a velocidade, aceleração e outros importantes detalhes para cada canoísta, além da um visita à fabrica da Nelo onde os canoísta conheceram todo o processo de construção das embarcações.Nos dias 5 e 6 de março os atletas brasileiros participaram do Portugal Winter Trial 2011, competição promovida pela Nelo com canoístas do Brasil, Portugal, Espanha, Rússia, Ucrânia, Polônia e Hungria.

Destaque para Isaquias Queiroz que conquistou o 1º lugar na prova do C1 200m Masculino Junior com o tempo de 43.13 segundos, seguido pelo polonês Maksymilian Feder (44.55) e pelo francês Antoine Delporte (44.77). Outro destaque foi o 3º lugar no K1 200m Masculino Sênior conquistado por Givago Ribeiro com o tempo de 36.81 segundos, em prova vencida pelo espanhol Akaitz Sistiaga (35.94), seguido pelo português João Peixoto Ribeiro (36.37). Na mesma prova Roberto Maehler chegou em quarto lugar com o tempo de 37.14 segundos.Os canoístas brasileiros participaram de provas de 200 e 2.000 metros, nas categorias Junior, Sênior e Master.  Nas provas de 2.000 destaque para o canoísta Celso Dias.


Isaquias Queiroz no pódio da prova do C1 200m Masculino Junior

Segundo o supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem, Sebastián Cuattrin, os resultados das competições foram bons e importantes para a avaliação geral do panorama interno dos atletas brasileiros. "O vento e o frio acima do normal para a época dificultou um pouco a aclimatação, mas serviu como preparação para o objetivo final que é a classificação para os Jogos Olímpicos", ressaltou.

A delegação brasileira ficou concentrada do dia 20 de fevereiro ao dia 8 de março em Portugal fazendo testes técnicos e físicos nos atletas brasileiros, configurando cada embarcação e verificando velocidade e aceleração ideais a cada canoísta. Cada atleta realizou uma bateria de testes biomecânicos e fisiológicos fundamentais para a melhor qualificação técnica da equipe em geral.


Vista panorâmica do Centro de Treinamento da Nelo, em Portugal

De acordo com o fisiologista e coordenador do Departamento de Ciência do Esporte da CBCa, Heros Ferreira, as análises diárias ao longo de quase duas semanas foram fundamentais para o aproveitamento máximo de cada atleta e cada embarcação. "Nos testes biomecânicos vimos detalhes que muitas vezes passam despercebidos ao olho humano, e apenas com softwares específicos conseguimos enxergar isso. Ganhamos muito em qualidade de treinamento e para o planejamento futuro", afirmou.

O CT da Nelo fica localizada na cidade de Aguieira, distante cerca de 200km de Lisboa, e possui uma das melhores infra-estruturas do mundo para a canoagem. Lá a equipe brasileira participou de treinamentos específicos para cada tipo de embarcação, aperfeiçoamento técnico das atletas e adaptações das embarcações individualmente para cada atleta (barcos que serão usados nas competições na Europa durante o ano).

A delegação brasileira foi composta pelo chefe de equipe e supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da CBCa Sebastián Cuattrin, o fisiologista Heros Ferreira, pelos técnicos Pedro Sena  e Álvaro Koslowski, o fisioterapeuta Rafael Plein, além dos atletas: Wladimir Moreno, Erlon de Souza, Ronilson Matias, Jeferson Costa, Isaquias Queiroz, Eliac dos Santos, Gilvan Ribeiro, Edson Isaias da Silva, Givago Ribeiro, Ricardo Barreto, João Carlos Rodrigues Jr, Michel de Carli, Celso Dias e Roberto Maehler.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS