Após ‘melhor ano da carreira’, caubói da canoagem mira Jogos de Tóquio
O canoísta Fernando Rufino, o Cowboy, é apontado como um dos grandes nomes do Brasil para a disputa das paralimpíadas de Tóquio (JAP). Este mês, em função dos bons resultados obtidos este ano, ele foi homenageado com a Medalha Rose Rocha, pela Câmara Municipal de Campo Grande, e já projeta 2019 como ‘preparação’ para 2020.
“Foi um ano bem produtivo, tive bons resultados, e agora vamos montar um projeto para 2019. Em cima de alguns erros e acertos deste ano, queremos aperfeiçoar, pois vamos tirar os atletas que vão para as paralimpíadas do Japão. O ano de 2018 foi de muita estratégia e treinamento. Agora, vamos focar para conseguir uma vaga nos Jogos de Tóquio”, disse, ao Esporte Ágil.
Amante do rodeio, Rufino caiu aos 21 anos do touro Furacão, que pisoteou sua cabeça e lhe quebrou o maxilar, mas 40 dias depois já estava domando o bicho de novo. Um ano depois, viajando em um ônibus com a porta aberta, escorregou para fora e o veículo o atropelou, provocando-lhe a lesão de medula que o deixou em coma e o obriga a andar de muletas até hoje.
Meses depois, se estatelou em uma árvore quando viajava a 100 quilômetros por hora na garupa de uma moto. Quebrou uma perna. Seu último cara a cara com a morte veio pouco depois, em forma de raio que atingiu a casa dos pais e o machucou, deixando-o com tremedeira durante dias.
Fernando tinha garantida sua vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio na paracanoagem desde 2015 mas, poucos dias antes do evento, os médicos o proibiram de participar por problemas cardíacos: seu coração dispara até em repouso.
Este ano, Rufino venceu a Copa do Brasil de Canoagem, o Campeonato Brasileiro, o Pan-Americano, ambos na canoa e no caiaque, e ainda abocanhou um sexto lugar no Mundial da modalidade, realizado em Portugal, na prova do caiaque. “Digamos que foi, sim, o melhor ano da minha carreira. 2018 foi ótimo, e 2019 deve ser ainda melhor”, profetizou.
-
São Paulo/Barueri vence clássico na Superliga Feminina
São Paulo/Barueri vence clássico na Superliga Feminina 2020/21
-
Mundiais da base do pentatlo moderno alteram data das competições
Mundiais da base alteram data por conta da pandemia
-
OMS sobe tempo de atividade semanal para combate ao sedentarismo
Saiba o que é necessário para começar o novo ano se exercitando e mantendo uma vida mais saudável.
-
Santos vence Boca Jr e faz final da Liberta contra o Palmeiras
Confronto entre Santos x Palmeiras está marcado para o dia 30 de janeiro, no Estádio do Maracanã.
PARCEIROS


- Sábado, 16 de Janeiro de 2021
- Futsal Juventude AG anuncia ala Pimpolho, campeão ao lado de Falcão Com foto Com vídeo
- Futebol Vasco e Coritiba fazem duelo da parte de baixo da tabela Com foto Com vídeo
- Tênis Equipe Paz AABB conquista o Interclubes de Tênis 2020 Com foto Com vídeo
- Futebol Veríssimo é vendido ao Benfica, mas joga final da Libertadores Com foto Com vídeo
- Handebol Brasil empata na estreia do Mundial, mesmo com desfalques Com foto Com vídeo
- Vôlei São Paulo/Barueri vence clássico na Superliga Feminina Com foto Com vídeo
- Futebol Palmeiras e Grêmio empatam na abertura da 30ª rodada Com foto Com vídeo
Tweets de @esporteagil