Boxe | Da Redação | 17/05/2023 12h10

Disputas acirradas determinam o Circuito de Boxe em MS

Compartilhe:

Os atletas Valdeir Célio (Campo Grande), Cleomar Soares (Sidrolândia) e os corumbaenses Leandro Nova e Héctor Cortes estão entre os principais destaques do Circuito Sul-matogrossense de Boxe. Eles completaram 4 vitórias seguidas na competição, que teve sua 2ª etapa realizada neste final de semana (13 e 14/05), no Parque Olímpico Ayrton Senna.

Com apoio da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Fundesporte e Funesp, o Circuito MS, como também é conhecido, teve 48 lutas, divididas em três sessões. Foi a 2ª etapa de uma série de três. A primeira etapa foi realizada nos últimos dias 1 e 2 de abril, no ginásio Guanandizão e a 3ª etapa será em Corumbá.

O campo-grandense Valdeir Célio, atual campeão na categoria 71kg, e integrante da Seleção do Estado, teve duas lutas dificílimas, mas foi vencedor e agora, assume a liderança isolada na sua categoria, com 80 pontos. No sábado à noite derrotou Moises Ritz, atleta da Fundação Gibi de São Paulo, mas filiado a FDBMS (Federação de Boxe de MS) e no domingo venceu Edie Aroz (Pugillus-Corumbá), uma das surpresas na competição. Foram combates marcados pelo equilíbrio e arrancou intensos aplausos dos torcedores presentes.

Outros que mantém sequência de vitórias são os representantes de Corumbá, Leandro Nova (60 kg juvenil) e Hector Cortez (80kg elite). Os dois são líderes em suas respectivas categorias. “Na época do Mato Grosso uno, Corumbá sempre foi o berço do boxe. Pelo que observo, essa força está voltando”, destaca o comentarista de boxe, Alexandre Balbina.

Outro atleta que também se destaca na competição e chega a soma 4 vitórias, com 80 pontos, é Cleomar Soares, atleta de Sidrolândia, e integrante da equipe Mamute Team. “Ele aplica golpes duros, caminha sempre para frente e está bem fisicamente”, destaca Balbina.

O Circuito Sul-matogrossense de Boxe é disputado em sistema de pontos corridos. Ou seja, são 20 pontos por vitórias e 4 pontos. É diferente do tradicional sistema eliminatório. O atual regulamento permite que o atleta derrotado se recupere no decorrer do campeonato.

DISPUTA POR EQUIPE

A disputa por equipes também é outro fator que motiva rivalidade acirrada na competição. São 22 medalhas de ouro em jogo, e das 15 Associações/Academias participantes, ao menos 10 estão na disputa direta pelo título de campeã. A Pugillus, de Corumbá, com 10 atletas na competição está entre as principais favoritas. Além de Leandro Nova (63,5 Kg juvenil) e Hector Soares (80kg elite), a expectativa de outras três medalhas de ouro. Já o atual campeão, Combate Ponta Porã, e Vila Popular, 5 vezes campeã, também estão na disputa direta, e as avaliações indicam que tem chances reais de conquistarem ao menos três medalhas de ouro. Outras equipes, como Aton Fight, CT Pantaneiros, Dragão Branco, Boxe Elite e 1º Round também tem atletas em condições de garantir ao menos três ou duas medalhas de ouro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS