Bocha | Da Redação | 02/07/2011 08h40

Equipes de bocha paraolímpica de MS vão disputar torneio regional

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Dois clubes paraolímpicos de MS, ADD e Caira, participarão na semana que vem do Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha 2011 que acontecerá em Belo Horizonte - MG.

A delegação de MS seguirá para Belo Horizonte na quarta-feira (06), com saída prevista às 14 horas no ginásio Guanandizão. O campeoato começa dia 08 (Sexta-feira), no Ginásio de Esporte Caldas Novas. Nesta viagem os paraatletas contam com o apoio do Governo do Estado por meio da Fundesporte.

Segundo a presidente da Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças - ADD,Marli Cassoli, a equipe de MS está bem preparada para esta competição, "os atletas da ADD estão treinando desde o começo do ano para este campeonato, e espero que eles voltem cheios de medalhas na bagagem".

Bocha para pessoas com paralisia cerebral severa

As primeiras competições de bocha adaptadas no campo da deficiência aconteceram na Dinamarca em 1982. Jogar bocha, consiste em lançar bolas adaptadas fabricadas com areia e revestimento de pelica que se adaptam a empunhadura dos portadores de paralisia cerebral.

As bolas de bocha são construídas nas cores azul e vermelha, durante o jogo o atleta deverá ter como objetivo lançar seus bochas com intenção de que aproximem máximo possível da bola branca que será o ponto para aproximação das outras bolas. A bocha se pode jogar individualmente, em par ou por equipes. A grande diferença dos outros esportes é que em todas se permite provas mistas.

Se a partida é individual se jogam que de acordo com as regras da CP-ISRA Cerebral Palsy - International Sport and Recreation Association, só participam dessas modalidades pessoas portadoras de paralisia cerebral severa nas classes C1 e C2 de ambos os sexos, portadores de deficiências degenerativas severas com comprometimento nos quatro membros e portadores de tetraplegia acima ou através da vértebra C5. atro parciais ou sets, e se a partida é por equipe se jogam seis. As equipes são formadas pôr três jogadores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS