Beisebol | Divulgação | 23/11/2005 17h18

Sulamericano começa dia 26 de novembro em São Paulo

Compartilhe:

Do dia 26 de Novembro a 3 de Dezembro, as cidades de São Paulo e Ibiúna (SP) serão palcos da disputa do  Campeonato Sulamericano de Beisebol Sênior.  E, para sua promoção, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol contará com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes da Cidade de São Paulo, Prefeitura Municipal de Ibiúna e da Confederação Panamericana de Beisebol (Copabe). E também dos inúmeros voluntários que sempre colaboram com as atividades do beisebol no território brasileiro.

Esta competição, de tamanha relevância no beisebol continental, terá a participação de cinco selecionados nacionais: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela. Mesmo depois de confirmar, o Peru acabou informando sua desistência da competição nesta última semana. Destas equipes, as quatro melhores colocadas no final garantirão vaga para a disputa do Campeonato Panamericano de Beisebol Sênior, em 2006, em Cuba, que, por sua vez, servirá de classificatória para as três principais competições do calendário do beisebol mundial: Jogos Olímpicos de Pequim (2 vagas), Copa do Mundo de Beisebol (4 vagas) e Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (8 vagas).

Estrutura
O Campeonato Sulamericano de Beisebol Sênior terá duas cidades-sedes: São Paulo (receberá a partida inaugural e a decisão do título) e Ibiúna (receberá o restante das partidas das fases Classificatória e Final). Serão utilizados o Estádio Municipal "Mie Nishi", em São Paulo, e o Centro de Treinamento Yakult/CBBS, em Ibiúna. A entrada em ambos os campos é gratuita.

Todas as equipes serão alojadas em hotéis na cidade de Ibiúna e contarão com transporte para os locais de jogos e todas as alimentações (café-da-manhã, almoço e jantar). Além do corpo técnico da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, a competição terá 3 diretores estrangeiros, sendo um diretor do torneio, um diretor-técnico e um diretor de arbitragem. Também trabalharão durante a competição uma equipe de anotadores, que ficarão responsáveis pelas estatísticas oficiais dos jogos, uma equipe de árbitros da Associação Brasileira de Árbitros do Brasil (AAA) e dos países participantes, que ficarão responsáveis pela arbitragem dos jogos.

Seleção Brasileira
Nos últimos anos, a Seleção Brasileira de Beisebol Adulto deixou de ser um mero coadjuvante nas competições internacionais e mostrou em campo sua evolução técnica, obtendo diversos resultados expressivos e inéditos, como a 7ª colocação na Copa do Mundo de Beisebol de 2003, em Cuba, e a 5ª colocação nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, na República Dominicana, no mesmo ano.

"As outras seleções estão vendo o Brasil como olhos mais atentos, pois sabem que estamos trabalhando sério, produzindo atletas de ponta, que estão indo jogar nas ligas do Japão e Estados Unidos e adquirindo muita experiência nas competições que participamos", afirma Jorge Otsuka, presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

E o Campeonato Sulamericano é mais uma grande oportunidade da Seleção Brasileira mostrar um beisebol de alto nível técnico e obter resultados expressivos em campo. Na briga pelas vagas para o Campeonato Panamericano em 2006, o Brasil terá pela frente adversários duros como a Colômbia e, principalmente, a Venezuela, esta voltando com sede de vitória depois um ano de suspensão imposta pela IBAF.

Locais de jogos
- Estádio Mie Nishi, Presidente Castelo Branco, 5446, Bom Retiro - São Paulo (SP);
- CT Yakult/CBBS, Rodovia Bunjiro Nakao, km 58,5, Ibiúna (SP).

Tabela de jogos
 

26.11 (sáb.)

J01

Brasil

X

Argentina

Bom Retiro

13:00 h

             

27.11 (dom.)

J02

Colômbia

X

Venezuela

CT Yakult

10:00 h

 

J03

Equador

X

Brasil

CT Yakult

14:00 h

             

28.11 (seg.)

J04

Equador

X

Argentina

CT Yakult

10:00 h

 

J07

Brasil

X

Colômbia

CT Yakult

14:00 h

             

29.11 (ter.)

J05

Venezuela

X

Equador

CT Yakult

13:00 h

             

30.11 (qua.)

J06

Argentina

X

Colômbia

CT Yakult

10:00 h

 

J07

Venezuela

X

Brasil

CT Yakult

14:00 h

             

01.12 (qui.)

J08

Colômbia

X

Equador

CT Yakult

10:00 h

 

J09

Argentina

X

Venezuela

CT Yakult

14:00 h

             

02.12 (sex.)

J10

X

CT Yakult

10:00 h

 

J11

X

CT Yakult

14:00 h

             

03.12 (sáb.)

J12

Perdedor J10

X

Perdedor J11

Bom Retiro

09:00 h

 

J13

Vencedor J10

X

Vencedor J11

Bom Retiro

14:00 h

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS