Bate-Bola | Rosália Silva | 24/02/2005 18h10

Márcio e Netto fazem planos para disputar o Circuito Nacional

Compartilhe:

Bate-Bola com Márcio e Netto,

A dupla número um do ranking estadual de vôlei de praia poderá alçar vôos mais altos este ano. Marcinho e Netto fazem planos para que nesta temporada possam se manter na disputa regular no Circuito Nacional Banco do Brasil de Vôlei de Praia. 

Há um mês eles começaram a treinar mais "profissionalmente" para seguir os passos de outros sul-mato-grossenses, como Benjamin que chegou à Olimpíada de Atenas, e os destaques Alex, Toninho e Xuxa, que hoje treinam em Fortaleza (CE).

Manuel Tenório Cavalcante Netto tem 27 anos e Márcio Vargas Rivarola, 22. E desde 2003 eles formaram a dupla para competir no tradicional Circuito Estadual da modalidade, realizado pela FVMS (Federação de Vôlei de MS). No início era mais por diversão, que terminou virando "coisa séria".

Em 2004, Márcio foi eleito o número um de MS e Netto o "2". Agora, com o apoio da Ibratin Tintas e com uma possível parceria com o governo do Estado eles esperam fazer um bom trabalho este ano para colher os frutos já em 2006. A primeira etapa do Circuito Nacional será dia 9 de março, em Londrina (PR).

Enquanto o Brasileiro não chega, eles jogam  no próximo domingo (27) a etapa do Circuito Estadual de Vôlei de Praia 2004/2005 para manter a liderança na competição. O torneio acontece junto com os Jogos de Verão no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Na entrevista que concederam ao site Esporte Ágil, eles vieram acompanhados do atleta Carlos, que no próximo sábado disputará o qualifying do Circuito Estadual ao lado de Cuiabano.


Esporte Ágil - Como vocês se conheceram e formaram a dupla?
Netto - O início da nossa dupla foi através de uma coincidência. Já tínhamos uma visão, mas em função de uma certa ética com os outros parceiros nunca chegamos as vias de fato. Quando parei de jogar com meu ex-parceiro, coincidentemente, sem combinar nada, aconteceu de formar dupla com o Márcio e jogar juntos. Foi aí que iniciamos a parceria no final de 2003.

Esporte Ágil - E como vocês começaram a jogar vôlei de areia? Esta já foi a primeira modalidade esportiva de vocês?
Netto - Não, eu comecei no voleibol de quadra, aqui mesmo no Estado, em 93. Tive uma passagem de 94 a 97, jogando profissionalmente no voleibol de quadra em São Paulo, no Palmeiras/Parmalat. Depois eu parei, encerrei a carreira no voleibol de quadra. E o vôlei de praia veio como um lazer, um hobby. Retornei a ativa em 99, no segundo semestre, mas só para brincar no meu retorno para Campo Grande. Nós temos aqui um Circuito há 14 anos e sempre tem uma média de cinco a dez etapas por ano. No início eu ia me divertir, a verdade é essa. Mas com a parceria com o Márcio, começamos a ter alguns destaques. Foi aí que resolvemos dar uma guinada na nossa profissão. Atualmente conquistamos o Circuito do ano passado, o de 2003/2004, e neste de 2004/2005 nós estamos liderando o ranking estadual.

Esporte Ágil - E você Márcio, como você começou a sua carreira?
Márcio - Eu comecei direto no vôlei de areia, em 2001. Faz pouco tempo que estou neste meio. Comecei com um outro parceiro, não deu certo e faz dois anos que jogo com o Netto. E agora estamos vendo a possibilidade de participar do Brasileiro.

Esporte Ágil - Vocês já participaram de alguma etapa do Circuito Nacional Banco do Brasil de Vôlei de Praia?
Márcio - Participamos de duas etapas, só que era início e não nos demos muito bem. Não estávamos treinando forte, como estamos agora. Nós temos expectativas de que este ano seja bem melhor do que alcançamos no ano passado. Para mim era uma novidade e agora já quebrei o gelo.

Esporte Ágil -  E vocês têm uma novidade para este ano, já que estão conseguindo apoio para disputar com mais regularidade o Circuito Nacional?
Netto - Hoje, nós temos esse patrocínio da Ibratin, que nos apóia no Circuito Estadual e para alguns outros eventos fora do Estado. Para o Nacional, essa mesma empresa esta se adaptando para ver até onde vai esse espaço que eles vão poder nos dar. Tem que encaminhar projetos e aguardar definição que deve sair a partir da semana que vem. Com essa estrutura financeira, que podemos receber, já nos da condição de disputar o Circuito Nacional. Temos uma condição técnica e um preparador físico e também uma outra parte de apoio que é o fisioterapeuta e o nutricionista. Está bom para um começo, só falta a definição dos apoios e patrocínios que nos dê tranqüilidade para jogar o Circuito Nacional e para sermos profissionais de ponta. Isso é só um incentivo para que a gente dê o primeiro passo. As outras portas vão se abrir com o nosso desempenho. Então, a nossa posição disso é ter patrocínio e uma boa estrutura, com o técnico, preparador físico, fisioterapeuta e nutricionista.

Esporte Ágil - Neste primeiro momento vocês vão treinar aqui? Tem algum projeto para ir, por exemplo, para Fortaleza (CE)?
Netto - Estamos treinando aqui e para nós isso vai facilitar por duas coisas. Primeiro porque vamos ter um trabalho físico e técnico bem direcionado e uma alimentação correta. Isso não teríamos nos deslocando para uma praia ou algum dos grandes centros do vôlei de praia. Segundo, também, as etapas do Circuito Nacional serão todas do meio do País para baixo, o que facilita o nosso deslocamento para estas etapas. Facilita no tempo de viagem e financeiramente o nosso investimento será bem menor. Para o primeiro semestre é o que vai dar para fazer. Essa expectativa de morar num grande centro, treinar com duplas já em destaque seria uma conseqüência do que desenvolvemos neste primeiro semestre. Tem outra coisa que influencia muito no desempenho dentro da quadra que é a questão clima. Aqui tem um sol muito forte e até mais forte que em muitas praias. Porém, não tem o vento, que é algo que dificulta o desempenho dentro de quadra. Tem essa pratica, como alguns atletas que treinam na praia. É essa a diferença em optar por treinar na praia, no Nordeste ou qualquer outro lugar do litoral e treinar aqui.

Esporte Ágil - E qual é a expectativa de vocês para começar o Circuito Nacional. Tem alguma inspiração, como por exemplo, o Benjamim que chegou às Olimpíadas?
Netto - O Benjamim hoje para o nosso Estado é a referência, não só por ser o melhor jogador de MS atualmente, mas por ter sido atleta olímpico.
Querendo ou não, ele torna-se uma referência não só para nós, mas para várias outras pessoas. Têm outros atletas consagrados que a gente se espelha, porque para ser campeão vamos ter que concorrer com eles. E, além de se espelhar neles, tem que ter a capacidade para disputar de igual para igual. Agora temos um treinamento bom, depois de um ano e meio para dois sem visão de profissionalismo. E temos um contato muito bom, eu e o Márcio, até mesmo de amizade e temos que tirar proveito disso. Em competição nacional, têm pessoas que jogam e nem se conhecem direito. Queremos tirar vantagem dessa nossa amizade para fazer a diferença em quadra. E o nosso objetivo é se dar bem, já que temos potencial, porque de outra forma não estaríamos nesta jornada. O nosso preparador físico quer fazer um trabalho para colher os frutos no ano que vem. Entrar este ano na competição nacional, quebrar o gelo como disse o Márcio e conhecer os nossos adversários, gravar as características de cada atleta. É uma média de cem atletas freqüentes no Circuito Nacional, ao menos nesse primeiro semestre. São muitas duplas que estarão ali e temos que conhecer um pouco da característica de cada um. Até para isso temos que estar freqüentando o torneio, para também medir forças no dia-a-dia.

Esporte Ágil - E qual vem sendo o ritmo de treinamento de vocês? Já que nos primeiros tempos era mais por brincadeira e agora que vocês estão se profissionalizando.
Márcio - Não vou dizer que está muito forte, porque ainda está no começo, vai fazer um mês que estamos treinando para a temporada. Estamos treinando na parte da manhã, fazendo academia à tarde. É o começo de tudo. Agora vamos fazer o trabalho com o preparador físico, aí sim vai ser o treino.

Esporte Ágil - Mas agora vocês estão se dedicando somente aos treinos, não estão tendo que trabalhar em um período e treinando em outro?
Márcio - Isso favorece muito, porque agora podemos fazer três períodos, dois períodos. E agora vamos esperar o preparador físico nos passar o trabalho porque temos tempo para fazer o treinamento.

Esporte Ágil - Mais uma dupla entrando na disputa nacional significa também um incentivo para os atletas que estão começando?
Netto - É um incentivo para as pessoas que estão começando no esporte. Aqui no Estado nós hoje somos a referência, uma referencia saudável que vai treinar, jogar e vencer também. Mas hoje, nesse passo em direção ao profissionalismo eu acho que pode até aumentar essa referência, e abrir para novos talentos. O que vai gerar um entusiasmo maior para este tipo de competição, com relação a atletas novos, que se lançaram no Estado. Tem um rapaz novo chamado Daniel, tem inclusive vínculo familiar com o Márcio. E vendo o primo jogar, iniciou no Circuito Estadual, é outro rapaz jovem que está se desenvolvendo muito bem. É lógico, que a proximidade ajudou muito, só que é muito importante para a formação de novos talentos ter esse espelho. Acredito que só com o incentivo moral que passamos já poderemos estar sendo vistos uma referência.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS