Bate-Bola | Rosália Silva | 01/04/2005 18h27

Luis Coutinho quer popularizar o hipismo em MS

Compartilhe:

Bate-Bola com Luis Ricardo Coutinho, 27 anos,

Reeleito este ano para mais quatro anos de mandato, o presidente da Federação Sul-mato-grossense de Hipismo, Luis Ricardo Coutinho, faz planos de popularizar a modalidade no Estado, aproximando a população em geral do esporte que une cavalo e atleta. E para isso, a FMSH confirmou para dezembro a realização da Copa Ecológica em Bonito, que trará a MS cerca de quinhentos conjuntos.

"Esse ano vamos estar com equipes do Estado bem reforçadas e qualificadas para participar dos campeonatos brasileiros", avisa o dirigente. Aos 27 anos, o pernambucano que veio para MS em 1992, quer dar prosseguimento aos títulos das categorias de base que o Estado ganhou nos últimos anos. Além de "defender o título míni-mirim conquistado em 2004".

Outro objetivo do Luis Coutinho é buscar resultados de alto nível. "A Federação está trabalhando para isso, tentando buscar apoio, patrocínio para incentivar os atletas a sair". Ele avisa que a entidade está aberta a "quem quiser associar a sua marca ou imagem ao hipismo, que é um esporte clássico e elegante, que associa o meio ambiente, cavalo/animal e cavaleiro/ser humano. Estamos abertos e com projetos interessantes para patrocinadores que queiram estar participando e dando uma força para gente".


Esporte Ágil - Como você começou a competir?
Luis Coutinho - Eu monto desde os sete anos de idade. Meu tio por parte de mãe montava e acabou me levando para a hípica. Embora eu tenha ligação com cavalo desde que nasci, porque até os meus seis anos de idade eu morava na fazenda e chegar a faltar aula para montar. Aos sete anos de idade eu comecei a montar, praticar hipismo realmente. Com oito anos fui campeão estadual mini-mirim e a partir daí segue uma série de títulos e em 92 eu vim para Mato Grosso do Sul. Eu iniciei em Recife (PE).

Esporte Ágil - E quais são os seus principais títulos?
Luis Coutinho - Eu sou bi-campeão estadual em Pernambuco, já venci ranking estadual aqui em MS. Fiz parte de equipes de Pernambuco, classificadas entre as três melhores do Brasil, em diversas categorias. Tive, não títulos individuais, mas conquistei alguns campeonatos nacionais.

Esporte Ágil - E quais as diferenças do hipismo de MS e de Pernambuco?
Luis Coutinho - No Norte-Nordeste hoje existe um circuito fechado, que é um dos circuitos regionais mais fortes que existem, inclusive com vaga garantida para o campeão do Norte-Nordeste em equipes brasileiras. Principalmente o Pernambuco, e muito tempo atrás Bahia, era um dos grandes celeiros nacionais. Nas categorias de base, Pernambuco disputava páreo a páreo com todos os estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, que tinham participação dentro do nacional.

Esporte Ágil - E como está atualmente a modalidade em MS?
Luis Coutinho - O hipismo do Estado hoje pode-se dizer que é um hipismo de base, ou seja, temos muito mais força na base do que nos cavaleiros de ponta. Aqui não tem nenhum cavaleiro competindo internacionalmente e representando o Brasil. Mas nos últimos dois ou três anos, a gente tem feito campeões brasileiros no hipismo de base, no último ano conseguimos o primeiro título de campeão individual do Brasileiro de Mini-Mirim, numa categoria um pouco acima da categoria de base, que é de escolinha. E com a realização do Campeonato de Bonito do ano passado, que foi o exponencial de MS, o hipismo de MS ficou muito mais reconhecido nacionalmente. Hoje eu vou para reunião da Confederação Brasileira, representando a Federação, ou vou saltar, e até acompanhar os campeonatos fora de MS, e todo mundo questiona sobre o Campeonato de Bonito deste ano. Está todo mundo querendo vir, tem tudo para ser mais um sucesso. Então, MS hoje faz parte do hipismo nacional. Antigamente não. Por mais que existisse o hipismo no Estado, era dentro do Estado, dentro das unidades militares. Hoje não, está muito mais aberto, chegando mais ao público e em lugares mais populares como Bonito, o Parque das Nações Indígenas em Campo Grande, onde foi realizada a primeira etapa deste ano. Tem tido mais acesso, tanto do público com o hipismo, quanto até com os meios de comunicação, que abriram muito mais as portas a partir do momento que o hipismo se popularizou.

Esporte Ágil - Este ano tem de novo a Copa Ecológica em Bonito, mas em 2004 houve um certo problema com outras federações devido à  eleição para a Confederação.
Luis Coutinho - É, na verdade no ano passado a gente teve um boicote. Eram duas chapas na Confederação, a de oposição e de situação. E nós estávamos ao lado da chapa de situação e todo mundo de oposição boicotou. As federações não divulgaram o programa, não informaram os seus cavaleiros, não passaram as inscrições. Então, no ano passado o campeonato foi um sucesso pela organização, pela qualidade e pelos cavaleiros que vieram, porque vieram cavaleiros top do Brasil. Mas esse ano tem tudo para ser um sucesso, não só em termos de qualidade, tanto de quantidade e de freqüência. No ano passado tivemos cinco federações e esse ano devemos ter umas dez federações no Campeonato de Bonito.

Esporte Ágil - E para quando ele está marcado?
Luis Coutinho - Será de 1 a 4 de dezembro, fechando o calendário da Federação. É a última etapa da Federação, a última etapa do Circuito Ecológico e a Copa Ecológica, que é o Campeonato de Bonito, que encerra o nosso calendário.

Esporte Ágil - Quantas pessoas hoje praticam o hipismo  e estão ligadas à Federação. Ainda é grande o número de militares que competem?
Luis Coutinho - A Federação hoje tem 14 entidades filiadas, em que 40% delas são militares. A grande maioria dos cavaleiros dessas entidades militares é de civis. Tem a entidade militar de Dourados, o Centro Hípico de Dourados, que é dentro do Exército, que 95% dos cavaleiros são civis. Temos aproximadamente 130 cavaleiros filiados, mas nem todo mundo que pratica hipismo no Estado é filiado, porque só se filiam aqueles que competem. Nós estimamos que aproximadamente 350 a 400 pessoas praticam hipismo no Estado.

Esporte Ágil - E você foi reeleito para a Federação...
Luis Coutinho - Fui reeleito agora no dia 12 de fevereiro.

Esporte Ágil - E quais são os projetos para mais estes quatro anos de mandato?
Luis Coutinho - O projeto nosso, dando seqüência ao trabalho desenvolvido neste último ano no mandato, vamos dizer, de complemento ao já existente, é popularizar o hipismo. Investir no hipismo de base do Estado, só que levando esse hipismo ao público e trazendo patrocinadores. É tornar o hipismo um pouco mais comercial, para que a gente atinja tanto o interesse de possíveis patrocinadores quanto tenha investimento para incentivo de base. Trazendo grandes cavaleiros, seja para dar clínicas como foi o caso da clínica do Toti, quando participou de concursos aqui. O cavaleiro vindo, ele traz experiência, conhecimento e traz incentivo, porque a criança que está na escolinha precisa ter um ídolo e acaba sendo esses ídolos que vem saltar e mostrar o que é o hipismo de alto nível, que é o que a gente espera ver no Estado.

Esporte Ágil - Qual a próxima competição da Federação?
Luis Coutinho - Estávamos com uma competição marcada para 8, 9 e 10 de abril, que seria a primeira etapa do Circuito Ecológico em Coxim. Mas a pedido do (Moacir) Kohl, prefeito de Coxim, essa data foi alterada para 29 de abril, para que ele possa fazer uma festa. Porque este é mês de aniversário da cidade e ele quer fazer do campeonato de hipismo um grande espetáculo para a cidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS