Bate-Bola | Rosália Silva | 13/09/2004 15h47

João Marcus fala sobre os planos da Federação de Skate

Compartilhe:

João Marcus fala sobre os planos da Federação de Skate

A recém criada Fesmask (Federação Sul-mato-grossense de Skate) realizou no mês passado seu primeiro evento oficial: a primeira etapa do Campeonato Estadual de 2004, feita em parceria com a loja Toys Skate Shop. Para saber mais sobre os projetos da Federação a Esporte Ágil conversou com o presidente da Fesmask João Marcus Vinicius. Aos 18 anos e cursando o terceiro ano do ensino médio, ele conta que começou a praticar o esporte com o skate do irmão. Mesmo não mais competindo, João Marcus continua a fazer as suas manobras na Praça Itanhangá. Segundo ele, ainda este mês deve ser inaugurada pelo Governo do Estado em Campo Grande a maior pista de skate de MS, no Parque das Nações Indígena. Hoje existem na cidade as pistas do Horto Florestal, Bairro José Abrão, Santa Fé, no Sóter, a mini-hamp do Parati, entre outras menores. Buscando apoio para as próximas atividades da Federação, João Marcus afirma ter novos projetos a serem iniciados. Confira o Bate-Papo:

Esporte Ágil - Como você começou a praticar esportes, foi como skatista mesmo?
João Marcus - Nunca gostei de futebol. E como, em relação ao futebol, sempre fui sozinho lá na minha rua, comecei a procurar lugares para ir. O meu irmão andava de skate, quando eu tinha mais ou menos 13 anos ele parou de andar, hoje meu irmão tem 28 anos. Como o skate dele ficou lá em casa eu peguei para andar.

Esporte Ágil - Mas no começo era mais por diversão?
João Marcus - No começo era só para passar o tempo, uma vez por mês. A gente começa a andar, conhece uns amigos, anda por Campo Grande, e aí cria a rotina.

Esporte Ágil - E você chegou a disputar alguma competição?
João Marcus - Cheguei. Mas nunca ganhei nada, nem colocação eu conseguia.

Esporte Ágil - O nível dos participantes daqui é muito alto?
João Marcus - Quando comecei o nível era baixo. O primeiro campeonato que disputei tinha 13 anos, foi o da Toys Skate Shop, e tirei em vigésimo "alguma coisa", entre os trinta que estavam correndo. Eu corri mais dois campeonatos, depois parei de correr. Com 15 anos disputei meu último campeonato.

Esporte Ágil - Mas você continuou praticando?
João Marcus - Lá perto da minha casa, no Jardim São Bento, tem a Praça Itanhangá, e lá já virou o meu lugar. Tem os obstáculos por onde ando.

Esporte Ágil - Tem algum grupo que sempre pratica com você?
João Marcus - Quem andava comigo já parou, em função da idade, alguns já entraram para a faculdade. Mas você vai conhecendo moleques mais novos. Sempre vou ao Horto e nessa praça perto de casa.

Esporte Ágil - Ainda existe um certo preconceito contra os praticantes do skate?
João Marcus - Até hoje os skatistas não são bem vistos. Mas porque é um esporte muito agressivo e que gera todo um visual em cima. Tem um dialeto, se fala muita gíria, é uma coisa da rua. Então impressiona muito quem não conhece. Agora já está melhor. Antes tinha apenas uma loja de skate em Campo Grande, que era a Toys Skate Shop. Tanto que quem conhecia era só quem andava de skate mesmo. Foi crescendo, abriram outras lojas no centro, no Shopping, começaram a ter campeonatos. Antes quem andava era o pessoal de 16 a 18 anos. De uns tempos para cá, é mais a molecadinha de 10 anos.

Esporte Ágil - E como está a organização de vocês na Federação de Skate?
João Marcus - Quando foi criada a Federação, a gente começou a correr atrás de projetos e de patrocínios. Como não tínhamos o apoio da Fudesporte, não conseguíamos o apoio das lojas. Na Fundesporte, como não tínhamos um ano de existência não poderíamos receber apoio do FIE. E nas lojas, nos pediam o selo da Fundesporte. Ficou difícil. Foi meu pai que conseguiu apoio e, também, bancou este campeonato. E foi assim que a fizemos o primeiro evento oficial da Federação, em agosto.

Esporte Ágil - Mas vocês tiveram apoio do FIE na realização deste evento.
João Marcus - O apoio que eles nos deram foram as estacas de proteção e o Rodrigo Terra esteve no dia da competição. Agora vamos conseguir a pista de nível nacional. Essa pista já está para sair faz mais ou menos seis anos.

Esporte Ágil - Você acha que com a pista aumentará o número de praticantes?
João Marcus - Acho que já está aumentando cada vez mais. E vai deixar mais feliz o pessoal. Desde "guri", lembro que esta pista era para sair.

Esporte Ágil - No skate, os praticantes ganham muitos apelidos. Por que isso acontece?
João Marcus - O skatista é um bicho que não sabe o que quer, é um moleque que só quer zoar. Tudo para ele tudo é festa. Eu tenho apelido de Macarrão desde os 13 anos de idade. Vai da cara do sujeito, coloca o apelido e fica.

Esporte Ágil - Qual o número de filiados hoje na Federação?
João Marcus - Estamos na faixa de cinqüenta filiados. Destes, uns trinta disputaram a primeira etapa. E que já têm pontuação no ranking.

Esporte Ágil - E quais são os projetos futuros da Federação?
João Marcus - Agora é fechar o Campeonato Estadual, que são três etapas. Fazer a segunda etapa, talvez, agora em Outubro. E tentar conseguir uma ajuda mais concreta, para trazer dois profissionais de fora, também para subir o nível do pessoal daqui. Fechando a terceira etapa, mais uns dois, três meses depois, trazer o Desafio Radical de Skate. Estamos pensando em montar uma Liga Feminina de Skate. E, também, no skate temos muitos deficientes, com problemas na mão ou no braço, eles têm uma boa competitividade, mas poderiam estar numa outra categoria, vamos tentar implantar isso aqui já que nos outros estados não existe. Vamos tentar mudar a imagem do skate, porque é muito comum o uso de drogas e do álcool. Então, essas coisas rolam.

Esporte Ágil - A Federação tem algum projeto neste sentido?
João Marcus - Meu pai, Clóvis Duarte, que está batendo mais forte nisto daí. Meu pai freqüenta o AA (Alcoólicos Anônimos), há mais ou menos vinte anos, eu também freqüentei com ele um tempo. Então a gente quer fazer algum trabalho, não para divulgar o AA, mas para trazer aquele que tem problema com álcool para dentro das instituições. Vamos ver se a gente consegue. Porque isso é um trabalho mais sistemático e a gente não tem estrutura para isso. A sede da Federação, por exemplo, é lá em casa.

Esporte Ágil - E como está o relacionamento da Federação com as outras entidades do skate?
João Marcus - Antes de criarmos a Federação, tinha a Associação de Skate aqui em Campo Grande, que é do Carlão. Quando eu tinha uns quinze anos, eu ouvi que ia ser criada a Associação, alguns amigos meus foram se filiar. Mas não deu em muita coisa. Foi criada algumas etapas de campeonato de skate, mas não saiu disso. Falando com meu pai, que há muito tempo atrás ajudou a criar a Federação de Xadrez aqui no Estado, ele me explicou que teria de ser criada a federação. Meu pai também é muito amigo do Helmati, do Toys Skate Shop na Rui Barbosa, e junto com mais alguns amigos a gente criou a Federação Sul-mato-grossense de Skate. Lançamos o edital, montamos o estatuto, registramos em cartório. Fui na Associação, falei para ele que ia fazer uma Federação de Skate, acho que ele não acreditou em mim.

Esporte Ágil - Mas vocês pretendem trabalhar em parceria com as outras organizações?
João Marcus - Sim, a gente vai criar algumas associações. Fui para Dourados estes dias e para Corumbá no começo do ano, e vamos criar a Associação de Skate lá. Teve uma competição em Corumbá, promovida por uma loja, que está começando ainda. E chamei ele para a gente fomentar o esporte lá também.

Esporte Ágil - Além de você e seu irmão, tem mais algum praticante de skate na família, algum esportista?
João Marcus - Não, mas já estão querendo praticar. O meu irmão de quatro anos quer andar, tem outro de dez anos que também anda. Tem um primo que também gosta, mas da família somente eu mesmo que pratico.

Esporte Ágil - E a próxima etapa do Estadual, vai ser em Outubro?
João Marcus - É, mas não tem data definida. Estamos tentando fazer em Outubro, o certo é fazer em uma pista montada, correr atrás de obstáculo, montar a pista na hora. Ter dez minutos de aquecimento na pista, e ali o atleta dar o melhor dele. Mas a gente não tem essa estrutura, para criar do nada os obstáculos. Era para ser inaugurada essa pista no Parque das Nações Indígenas em agosto agora, mas as obras não estão concluídas. Vão tentar inaugurar agora, até o dia 26 de Setembro, e talvez lá por 10 de outubro vamos tentar fazer a segunda etapa do Estadual. Como no último que fizemos, vamos chamar skatistas de todo o Estado, para vir competir aqui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS