Bate-Bola | Hélio Lima | 25/12/2014 18h49

Isabele Icety

Compartilhe:

Isabele Icety

Campo Grande - Com apenas oito meses de basquete, a atleta de Aquidauana, Isabele Icety, já se destacou no cenário local. Revelada pelo projeto Adote 1 Atleta, Icety fez parte da equipe que conquistou o titulo da segunda divisão do campeonato brasileiro Sub-17 feminino, competição realizada em novembro na cidade de Goiânia.

Em entrevista ao site Esporte Ágil, a atleta conta um pouco da sua rápida trajetória, relembrando momentos da campanha que trouxe o titulo para Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Como foi ter participado do campeonato brasileiro? Fale sobre sua expectativa antes do torneio?

Isabele Icety - Foi surreal, pois eu não esperava uma convocação por ter apenas oito meses no basquete. Agradeço muito ao Adriano (Adriano Santos, técnico da seleção) por ter confiado no meu trabalho.

Minha ficha só caiu quando entrei no primeiro jogo contra a Bahia e vi que eu estava entre as 10 melhores do estado, ali, representando Mato Grosso do Sul e a minha segunda família, que é o Adote 1 Atleta (Projeto de Aquidauana, coordenado por Cláudio Alviço). Antes do campeonato eu estava ansiosa e preocupada em como seria minha atuação.

Eu dei o meu máximo em todos os treinos. Contei com a segurança que a meninas e o Adriano me ofereceram, fazendo com que eu me sentisse em casa e a vontade.

EA - Como você sentiu o grupo antes da competição?

Icety - As meninas estavam ansiosas e preocupadas em como seria a nossa atuação. Tínhamos a responsabilidade e o objetivo de subir para 1° divisão. Estávamos confiantes, todas já se conheciam. Ali nós tivemos a oportunidade de jogarmos juntas. Durante o campeonato o grupo se uniu.

Nas semifinais quando estávamos em uma situação não muito favorável, nós juntamos nossas forças, fazendo com que o grupo se tornasse uma família, fato que foi determinante para a conquista do titulo.

EA - Um jogo em especial?

Icety - A semifinal do brasileiro, onde jogamos contra Ceará, sem nosso técnico. Foi uma partida inesquecível, jogamos com muita raça, força e a união.  Isso fez com que no primeiro quarto em duas bolas de três seguidas, nós virássemos o jogo. Nós mantivemos a vantagem até o fim do ultimo quarto onde garantimos nossa vaga na final.

EA - Qual o papel do técnico na conquista?

Icety - O Adriano olha e nos ajuda com o olhar de quem está fora do jogo, porque é diferente da nossa visão do problema de dentro de quadra. A orientação de qual é a melhor defesa, o melhor jeito de nós atacarmos. Tem a confiança que ele tinha em cada uma, fez com que o time se tornasse imbatível, grande motivo por termos ganhado em invictas.

EA - Fale sobre o seu começo no esporte?

Icety - Foi bastante difícil. O lugar onde treinávamos não era limpo e não tinha higiene. Mesmo com tudo isso uma coisa me deixou fascinada: o amor que todos sentiam pelo basquete e a forma que me acolheram.

"O meu herói é o nosso "Tio Cláudio" (Claudio Alviço). Ele me trouxe para o basquete, acreditando em mim quando nem eu acreditava."

EA - Ídolos na quadra e fora dela?


Icety - No esporte o Oscar. Ter jogado ao lado dele foi inesquecível, um grande sonho foi realizado. Na vida eu tenho uma pessoa que tenho a maior admiração do mundo, meu maior ídolo - Cláudio Alviço dos Reis, o nosso "Tio Cláudio". Ele me trouxe para o basquete, acreditando em mim quando nem eu acreditava, me incentivando, dando exemplo dentro e fora de quadra. O que eu sei sobre basquete durante esses oito meses que treino se deve a ele. Se eu tive a oportunidade de jogar campeonatos importantes foi por causa dele. Ele não é apenas um treinador, é como se fosse um pai, um melhor amigo, que esta sempre ao seu lado pro que der e vier.

EA - Qual a jogadora que você mais gosta de atuar?

Icety - Sem dúvidas, Izabella Medina, além de ser uma grande inspiração, é uma motivadora, uma grande amiga. Nós nos entendemos muito bem dentro de quadra. Com ela eu me sinto segura e tranqüila para dar o meu melhor.

EA - Qual a jogadora que você mais respeita?

Icety - Sem dúvidas nenhuma é a Evelyn Bittencourt. Ela é uma jogadora completa, que conduz muito bem o jogo, sabendo comandar o time. Tive o prazer de jogar ao seu lado. Foi sensacional e espero ter muitas oportunidades de estar ao seu lado.

"Em oito meses, eu me fiz junto ao Cláudio uma jogadora em nível de campeonato brasileiro. Isso é quase impossível"

EA - Seus planos para 2015?

Icety - Pretendo continuar no basquete, melhorar a cada dia me dedicar ao máximo e buscar novas oportunidades e desafios.

EA - Sua trajetória meteórica é um exemplo para outros jovens atletas. O que você diria a eles?

Icety - Fui um caso muito raro. Em oito meses, eu me fiz junto ao Cláudio uma jogadora em nível de campeonato brasileiro. Isso é quase impossível.  Se você tem um sonho nunca desista, batalhe e busque seus objetivos, sem pisar em ninguém.

Não foi fácil pra mim, não é para ninguém é, tive dores, vontade de desistir, mas sabia que iria valer apenas e valeu, não só pela conquista, mas deixa o cara que fez tudo isso se realizar orgulhoso foi a melhor vitória que tive. 

Quando se tem alguém que acredita em você as coisas se tornam mais fácil eu só tenho a te agradecer Cláudio.

Todas essas conquistas como ir a um campeonato brasileiro, me mostrou que com suor e dedicação tudo vale apena, sempre que você batalha e corre atrás de um sonho, você vai conseguir. Acredite que você é capaz, porque "Acreditar é vencer".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS