Bate-Bola | Hélio Lima | 02/06/2015 11h33

Cleitom Pereira

Compartilhe:

Cleitom Pereira

Morador de Camapuã, Cleitom Pereira França, é o idealizador da Copa Interior de Futsal Feminino, competição, que reuniu equipes de todo o estado de Mato Grosso do Sul, entre os meses de março e maio.

Em entrevista ao site Esporte Ágil, Cleitom Pereira contou sua trajetória no esporte, e explicou as dificuldades para a realização deste sonho, que surgiu há cinco anos.

Esporte Ágil - Com foi a sua historia no esporte?

Cleitom Pereira- O meu nome é Cleitom Pereira França. Sou nascido e criado em Camapuã (MS). Eu comecei a trabalhar com o esporte no ano de 1999, incentivado por Olivan Rodovalho Vieira, que na época era o nosso professor de educação física.

Na época a escola foi convidada a participar de um campeonato de Futebol Society Masculino de Base, torneio promovido pelo desportista Zé Protasio, em parceria com a AABB local.

Conseguimos o título invicto, apesar de eu nunca ter dirigido uma equipe, acabei me identificando com a profissão e fiquei mais dois anos a frente desse time.

EA - E o início do trabalho com as meninas?

Pereira - Nesta mesma época uma equipe de futsal feminino começava a se formar na escola Camilo Bonfim, a qual foi passada aos meus cuidados sobre a supervisão do professor Olivam.

Após dois anos, eu fundei a escolinha 12 de outubro, na qual fiquei por 1 ano a frente.  Logo após me afastei por problemas particulares. Retornei no dia 20 de março de 2007, quando fundei a Sociedade Esportiva Independente de Camapuã - O Seic Futsal de Camapuã.

No inicio seria só mais uma equipe de futsal feminino, que tinha tudo para não dar certo, pois só tínhamos 1 hora de treino e ainda era dividida com um time masculino.

Na época eu fazia carga de carvão vegetal. Saia da minha casa por volta das 22h00, trabalhava a noite toda e chegava em torno de 16;00 horas em casa.  O treino era das 18h00 às 19h00 horas. Às vezes chegava em cima da hora morto de cansado, mas mesmo assim, eu ia até o ginásio dar o treinamento para as meninas. Sem apoio de ninguém. 

Em 2008, com a troca da gestão municipal, conseguimos mais espaço físico para treinamento e apoio para viagens e realização de eventos em nossa cidade. Faz sete anos do inicio de tudo.  Hoje estamos aqui como uma das principais equipes do interior do estado realizando uma das maiores competições de futsal feminino do estado.

EA - Qual a maior dificuldade de quem trabalha com o esporte no interior?

Pereira - A maior dificuldade de quem trabalha no interior do estado é conseguir participar de eventos de grande porte, pois a questão de logística do nosso estado, em especial da região norte, é que as sedes de jogos são muito longe. Isso dificulta o transporte das equipes.

O transporte privado cobra quantias exorbitantes e também complica as condições de conseguir montar as equipes, pois a maioria das equipes suas atletas estudam trabalham fica muito complicado a manutenção das equipes.

EA- Como surgiu a ideia da Copa do Interior?

Pereira - A ideia da Copa do Interior surgiu há cinco anos.  Até então existia o tradicional  Encontro intermunicipal de futsal feminino que era realizado na cidade de Costa Rica (MS),  sempre no segundo final de semana de julho.

Como não havia mais competições resolvemos realizar em Camapuã um evento semelhante.  O qual fez por três anos consecutivos, sempre no terceiro final de semana de agosto. Mais ainda não estava bom, pois ficava muito apertado para receber todas as equipes que gostariam de vir até nosso município.

Com isso foi crescendo cada vez mais nosso evento até que desenvolvi a Copa do Interior  nesse modelo de fases regionais, pois com isso diminuiria os gastos das equipes, bem como aumentava o número de participantes. Daí foi só colocar o plano em prática.

EA - Qual a importância das equipes participantes na Copa do Interior?

Pereira - Como eu sempre digo. Eu organizo a copa, mas sem esses grandes guerreiros e suas fieis atletas, a copa do interior não existiria. Eles são as jóias dessa competição, os quais eu admiro muito e respeito cada um. Mesmo com a falta de apoio, mas jamais desistiram e sei que como são guerreiros jamais desistirão.

EA- Qual é o balanço das competições realizadas?

Pereira - Creio que a Copa do Interior é uma competição que tende a crescer muito. A feminina está com 20 equipes e o masculino de base mais de 100 em três categorias.


EA - Planos para a próxima Copa do Interior de Futsal Feminino?

Pereira - Almejamos o apoio da federação, e também queremos um patrocinador e uma marca de material esportivo para ajudar as equipes participantes.

EA - Fale sobre a Liga do Interior de Futsal Feminino?

Pereira -  A Liga do Interior e uma criação minha que visa organizar todas as equipes do interior do Mato Grosso do Sul, bem como calendário e competições em todas as categorias para que junto possamos buscar recursos nos órgãos superiores.

Com a Liga, o futsal feminino terá uma entidade única da modalidade para buscar parcerias com a FFSMS e empresas para alavancar de vez o esporte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS