Bate-Bola | Marcelo Eduardo da Silva/ Da Redação | 03/09/2008 11h04

Bate-bola: Victor Chena

Compartilhe:

Victor Chena

Nascido em 10 de outubro de 1964, Victor Chena possui graduação em filosofia e história pela antiga Fucmat, atual Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Há oito anos como coordenador do poli esportivo Dom Bosco e dos Jogos Salesianos - evento que reúne os alunos do Colégio Dom Bosco -, Chena afirma que o esporte auxilia não apenas na parte física do praticante, mas também no seu relacionamento social e por isso, sua formação acadêmica contribui para a organização de um dos setores esportivos da UCDB.
 
Nesta entrevista, concedida ao Esporte Ágil, Chena conta um pouco de sua história como professor e suas opiniões a respeito do esporte em Mato Grosso do Sul.
 
Esporte Ágil - Em que o esporte pode ajudar no condicionamento físico e na formação do aluno como cidadão?
Victor Chena -
Na parte física, faz com que o aluno não fique inativo. Faz com que ele não leve uma vida sedentária. Na integração, ajuda na questão da cidadania. A atividade esportiva, principalmente de grupo, cria no aluno um espírito de cooperação. Por exemplo, os Jogos Salesianos, que está em sua quadragésima edição, une todas as salas e seus respectivos padrinhos [professores responsáveis] para correrem atrás para montar seus times.
 
Além disso, os Jogos Salesianos ajudam instituições beneficentes com roupas, alimentos. Todo ano há uma campanha que visa atender à comunidades carentes. Isso faz com que haja solidariedade dos alunos. Eles devem coletar as doações.
 
Esporte Ágil - Na sua opinião, como está o esporte em Mato Grosso do Sul?
Victor Chena -
Tem que haver mais investimentos. Os órgãos públicos responsáveis deveriam chamar as pessoas envolvidas no esporte para encontrar soluções. Veja os Jogos Abertos [promovido pela Fundação Municipal de Esporte - Funesp], por exemplo, tínhamos times de handebol feminino e de basquetebol feminino e não pudemos participar porque não haviam mais inscritos. Por que isso ocorre? Deveriam chamar os envolvidos com esporte para procurarmos, juntos, encontrar soluções.
 
Esporte Ágil - O Colégio Dom Bosco, instituição onde você leciona, periodicamente promove os Jogos Salesianos.  Caso algum talento seja encontrado, vocês o auxiliam em competições?
Victor Chena -
Fazemos times e eles competem. Todas as crianças e jovens, meninos e meninas podem participar. Temos os times de competição, mas, por ser uma escola grande, com mais de três mil alunos, os Jogos Salesianos são uma oportunidade para que nós tenhamos a chance de ver todos. Assim, algum talento que tenha escapado aos olhos do professor pode ser visto agora. Às vezes, temos um talentoso nato e a gente não sabe. Com os Jogos Salesianos, temos um contato maior com os alunos.
 
Esporte Ágil - Caso um aluno de outra instituição queira entrar para os times do Colégio Dom Bosco, ou da UCDB, mas não tem condições de custear as mensalidades, como pode participar?
Victor Chena -
Ele vem, nos procura, faz um teste. Todo professor tem uma cota anual para descobrir talentos e apontar alunos que possam jogar. Caso um professor veja talento, conversa com a família da criança ou do jovem. Caso os pais autorizem a participação do ano e que ele estude no Colégio, ele receberá uma bolsa, com desconto na mensalidade. Os treinamentos são em horários contrários às aulas.
 
Esporte Ágil - Qual é o papel que o esporte deve ter na escola?
Victor Chena -
Esporte e escola têm que caminhar juntos. Porque a atividade física, desportiva, dá suporte para a escola, e as demais formações na escola dão suporte à prática esportiva. Os esportistas têm uma carreira curta. É preciso que as pessoas tenham uma formação integral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS