Bate-Bola | Rosália Silva/Da redação | 06/02/2009 15h08

Bate-Bola: Valéria Calhao Silva

Compartilhe:

Valéria Calhao Silva

Valéria Cristina Calhao Silva, 41 anos, acaba de assumir a presidência da Federação de Atletismo de MS.  A eleição foi no último dia 16 de janeiro e o mandato segue até 2011, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de Ervê Demétrio Calhao Silva. Apaixonada pelo atletismo da mesma forma que o ex-marido, Valéria está há mais de vinte anos envolvida com este esporte.

Ervê, como ele mesmo se definiu em um Bate-Bola do Esporte Ágil, atuava no atletismo "por amor, pelo coração". Passou por todas as etapas da modalidade: primeiro foi atleta, depois técnico, dirigente, professor de faculdade e presidente de da Federação. Era um dos poucos brasileiros especializado em atletismo, pós-graduado especificamente em atletismo. No mês de outubro de 2008, Ervê deixou saudades e deixou o esporte sul-mato-grossense. Ao esportista, ficou a homenagem para quem muito ajudou o esporte a se desenvolver no Estado. E à nova direção, o apoio para novas conquistas.

Entre os vários desafios para 2009, Valéria aguarda definição se MS sediará o Campeonato Centro-Oeste de Atletismo (que tem participação de oito estados) e a realização de um sonho antigo: a pista emborrachada para as provas da modalidade. A única pista oficial que tem condições de receber competições é a do Morenão, que concorrendo a ser estádio da Copa em 2014, poderá ser reformado e ganhar a tão esperada uma pista mais apropriada para o atletismo.

O calendário completo da Federação ainda está sendo definido, faltando algumas definições para ser divulgado. Para os próximos dois anos, a dirigente espera aumentar o número de clubes filiados, segundo ela hoje são onze, mas "mas a tendência é aumentar".  

Esporte Ágil - Uma avaliação do ano passado, como vocês se organizaram aqui na Federação?
Valéria - Com tudo o que passamos neste final de ano, nós tínhamos que terminar o ano. A vice-presidente assumiu e graças a Deus conseguimos terminar o ano. Inclusive, um dia após o falecimento do nosso presidente (Ervê), tivemos competição, tivemos que realizá-la com o mesmo profissionalismo. Os árbitros foram, realizaram. E assim até o final do ano. Terminamos. E agora este ano, tivemos nova eleição, de acordo com o estatuto da Federação. No caso eu fui para presidente e nós vamos tocar esse barco. Continuar esse trabalho que ele sempre fez, até terminar o mandato dele. Honrando o nome e o trabalho dele, porque tudo o que ele fez não foi em vão. Vamos levar firme e forte esse trabalho maravilhoso.

Esporte Ágil - E quais são os projetos para este ano?
Valéria - Nós estamos com uns projetos que são estaduais da Federação. E o nosso grande desafio, é trazer o Troféu Centro-Oeste para cá. Na Assembleia Geral em Manaus, só Minas Gerais que se propôs a fazer. Minas ou Mato Grosso do Sul. Estamos aguardando uma resposta de Minas para ver se vão realizar e se por acaso não forem, queremos trazer para cá. A gente terá que correr atrás de patrocínio, pedir ajuda tanto do município quanto do Estado para que possamos realizar este evento aqui em Campo Grande.

Esporte Ágil - O Centro-Oeste abrange quantos estados mesmo?
Valéria - São oito estados. Já realizamos aqui duas vezes. Vamos realizar mais uma vez, se Minas não quiser, a gente faz.

Esporte Ágil - A pista emborrachada é um sonho da Federação, como está isso.
Valéria - Com certeza, essa pista foi um grande sonho do Hervê e é um grande sonho da comunidade do atletismo. E a gente está tentando, de uma forma ou de outra. Promessas temos várias, mas chegar na concretização não é muito fácil, mas não é impossível.  Eu acredito que logo, logo esse sonho vai ser realizado. Vamos ver, talvez com essa Copa (do Mundo) aí, com essas mudanças todas. Quem sabe nós vamos sair lucrando nessa parte do atletismo.

Esporte Ágil - A Caixa Econômica Federal é uma das apoiadoras do atletismo. Como funciona isso aqui?
Valéria - Esse apoio é todo através da Confederação Brasileira. O repasse é feito através da Confederação e é ela quem administra tudo isso, através dos campeonatos brasileiros, os estaduais, da ajuda de custo que ela manda para as federações mensalmente. Essa parceria funciona muito bem, graças a Deus. E aqui em Campo Grande, todas as vezes que nós precisamos de algum apoio da Caixa, o senhor Carlos Patai sempre nos atendeu. Eu acho que é uma parceria que deu certo. 

Esporte Ágil - Quais são os atletas destaques da modalidade?
Valéria - Nós temos vários atletas. Temos o pessoal lá de Três Lagoas, o Raoni, no Sulamericano. Temos aqui a Jenifer, o Osmar, o Douglas. Alguns atletas que estão indo para Brasileiros, Sulamericanos fora do País. É só a gente dar um pouquinho mais de incentivo, que com certeza um dia teremos uma Mauren Maggi aqui em Campo Grande.


Esporte Ágil - Como a Federação avalia o projeto Rede Energia?
Valéria - É uma parceria. Não vamos dizer nem uma parceria. É uma entidade privada que está querendo investir. E nós só temos a ganhar com tudo isso. Tanto os atletas, como a modalidade em si. A gente tem que aproveitar essa oportunidade, porque infelizmente o atletismo não é um esporte muito visado como um  futebol e um voleibol. E quando aparece uma empresa desse porte, que está ajudando, incentivando, temos que aproveitar de qualquer forma. O projeto deles é pegar os melhores atletas e levar para fora? É. A princípio ficamos meio apreensivos, mas acho que o objetivo deles é bem maior que esse. Nós sabemos, que eles têm a intenção de ajudar cada município e cada Estado onde estão entrando, então é isso que nós temos que aproveitar, pegar o que for de melhor. 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS