Bate-Bola | Da Redação | 25/08/2005 16h57

Bate-Bola: Renato da Silva Branco

Compartilhe:

Renato Branco

Renato da Silva Branco é o responsável pela coordenação de todos os eventos esportivos realizados no Sesc. Eventos como a corrida rústica, a mini maratona e os campeonatos de futsal, como a Copa Sesc, contam com a organização geral do Renato.

Formado há dez anos em Educação Física, Renato sempre esteve envolvido com esporte. Começou a praticar atividades físicas aos sete anos e, desde então, nunca perdeu sua ligação com o esporte.

Nascido no interior de São Paulo, ele afirma que Campo Grande é um celeiro para o esporte, pois conta com um grande número de atletas com grande potencial, o que falta, é investimento neste setor.

Semana passada, o Sesc realizou sua 3ª Olimpíada, que envolveu disputas em diversas modalidades e contou com a participação de cerca de 350 alunos de suas escolas. Esta foi a terceira edição das Olimpíadas, que estão sendo realizadas anualmente e servem como incentivo aos alunos que não praticam esporte.

Esporte Ágil - Quem esteve participando das disputas da 3ª Olimpíada do Sesc?

Renato - Somente alunos da escola do Sesc Camilo Boni. Cerca de 350 a 400 alunos estiveram participando. Para abertura, contamos com um público de aproximadamente 1.500 pessoas, entre elas, parentes dos alunos e convidados, que puderam assistir a apresentação do saxofonista Marcos Bezerra, da equipe de ginástica olímpica da Funesp e Bibi do cavaco. As outras duas Olimpíadas tiveram uma abertura muito bonita e agora, com mais experiência, realizamos uma abertura melhor ainda. 

Esporte Ágil - Participaram apenas os alunos que praticam esporte?

Renato - Não. As competições aconteceram nos horários de aula, assim todos os alunos puderam participar. A Olimpíada é uma forma de incentivar a prática de esporte àqueles que não o praticam. 

Esporte Ágil - Este é o objetivo destas Olimpíadas?

Renato - É o maior. Queremos incentivar a prática de esporte e lazer, trabalhando conceitos como respeito, disciplina, integração e confraternização através do esporte. Começamos a realizar este trabalho há dois anos atrás e, desde então, muitos alunos começaram a fazer cursos aqui ou em escolinhas de outros lugares e já mudaram seus conceitos em relação a respeito e disciplina. O mais importante pra gente é trabalhar isso.

Esporte Ágil - Quais modalidades foram disputadas?

Renato - Tivemos jogos de futsal, voleibol, handebol, natação e basquete, todos adaptados com uma estrutura menor, para que todos pudessem jogar, já que alguns não praticam esporte. Tivemos também a gincana da solidariedade, onde foram arrecadados alimentos para o projeto "Mesa Brasil", realizado pelo Sesc. Os alimentos serão entregues em creches e as próprias crianças também irão ajudar a distribuir. O primeiro lugar ganhou um passeio no dia 7 de outubro, onde terão um dia inteiro de lazer no Clube de Campo.

Esporte Ágil - Os próprios alunos escolhem em qual modalidade irão jogar?

Renato - Cada turma tem em média 70 alunos que são representados pelas cores azul, vermelho, amarelo e laranja. Dentro destas equipes, nós convidamos o professor e ele irá selecionar seus melhores alunos dentro de cada modalidade. No final, somamos todos os pontos para apurar quem foi o campeão, sendo que cada modalidade soma pontos.

Esporte Ágil - Qual a média de idade das crianças participantes?

Renato - Crianças de 6 a 11 anos, que cursam de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

Esporte Ágil - Como você começou a se envolver com esporte?

Renato - Eu pratico esporte desde os 7 anos de idade. Tenho uma paixão pelo esporte que é de sangue, nunca saí dessa área. Quando era pequeno, ia ao ginásio e ficava passando a bola para o pessoal que estava arremessando, desde essa época eu sempre estive envolvido com esporte. Já treinei em várias modalidades, nunca me restringi a uma só. Me formei em Educação Física em1993, em Tupã, interior de São Paulo. Em 1994 vim para Campo Grande e nunca deixei de trabalhar com esporte.

Esporte Ágil - Como você vê a atual situação do esporte em nosso estado?

Renato - Campo Grande é um celeiro muito grande para o esporte. Temos um excelente "material humano". Porém, algumas pessoas deveriam rever seus conceitos em relação a isso. Quem vem de fora, como eu, sabe que Campo Grande tem um grande potencial para o esporte. O que falta, é investimento de empresas de grande porte nessa área. Muitos atletas de ponta vêm até a gente cobrar ajuda financeira. Tentamos buscar patrocínios a eles indo até grandes empresas, mais falta investimento em cima dessas pessoas.

Esporte Ágil - Quais são os treinamentos que o Sesc oferece?

Renato - Temos treinamentos de futsal, vôlei, basquete, natação e judô. Os comerciários pagam uma taxa bem barata e os usuários que não são do comércio, pagam um preço um pouquinho acima.

Esporte Ágil - Em média, quantos eventos esportivos de grande porte o Sesc realiza durante o ano?

Renato - Temos eventos de grande porte em todas as áreas. Festivais de natação, realizados em duas etapas, as olimpíadas, circuitos de corrida, com quatro etapas em média mais a mini maratona, copa de vôlei, basquete, handebol, quatro grandes copas de futsal e mais outras inúmeras menores que são de empresas do comércio. Além das atividades de recreação como o carnaval e brincando nas férias.

Esporte Ágil - Qualquer tipo de empresa pode realizar eventos no Sesc?

Renato - Qualquer tipo de empresa pode realizar campeonatos. Nós locamos o espaço e nossa equipe apóia com toda estrutura necessária. 

 

 

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS