Bate-Bola | Vitor Yoshihara/Esporte Ágil | 12/01/2009 12h38

Bate-bola: Madrugada

Compartilhe:
Madrugada entrega premiação do Metropolitano, torneio que teve várias edições em 2008. Madrugada entrega premiação do Metropolitano, torneio que teve várias edições em 2008. (Foto: Washington Kaku/Esporte Ágil)

Madrugada

Presidente da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS), José Eduardo Amâncio da Motta, ou simplesmente Madrugada para quem o conhece no meio esportivo, vem acompanhando nos últimos meses um momento favorável para o crescimento do vôlei estadual, especialmente o de praia (ou areia), no Mato Grosso do Sul. E tudo isso acontece graças ao aparecimento de nomes como Talita Antunes, a dupla Toninho e Mauro Nogueira, e a volta de Benjamin e Alex Acco ao cenário local.

Segundo Madrugada, a intenção agora é fazer o vôlei de quadra entrar nesse mesmo patamar e fomentar ainda mais a modalidade de areia no interior do Estado, realizando torneios regionais e nacionais. Mas para que tudo isso aconteça, o presidente da FVMS cobra, assim como todo dirigente, mais apoio do poder público e privado.

Esporte Ágil - Como você avalia o ano de 2008?
Madrugada -
Entendemos que o ano de 2008 foi um ano muito bom para a Federação de Voleibol. Dentro daquilo que nós planejamos para as atividades que iriam acontecer no ano, 90% conseguimos realizar. Dentro da modalidade de voleibol de quadra conseguimos realizar dez campeonatos estaduais, seis metropolitanos, realizamos um curso de formação de árbitros e também tivemos participações em quatro campeonatos brasileiros, destes quatro nós estivemos no pódio, e sendo que dois no lugar mais alto, que foram os nacionais juvenis masculino e feminino. No vôlei de praia nós tivemos o apoio da Fundesporte, que nos patrocinou. Realizamos sete etapas estaduais, atendendo a sete municípios do Estado, aproximadamente 215 atletas estiveram envolvidos nessa modalidade. Fomos sede do Circuito Nacional de Vôlei de Praia, evento que novamente em 2009 receberemos em junho. E tivemos jogadores nossos que tiveram participação em nível nacional e internacional, como o Benjamin, que na última etapa do Circuito Mundial foi campeão na China. Acredito que o ano foi muito bom, muito importante para gente. Poderia ser um pouco melhor? Sim, acho que o governo e a prefeitura tem nos ajudado, mas é uma ajuda substancial. Necessitamos de mais ajuda, para que com isso consigamos atingir 100% de nossos objetivos.

Esporte Ágil - O que a participação de um sul-mato-grossense numa Olimpíada? O que isso pode trazer para o Estado?
Madrugada
- A Talita, que foi a única representante nossa na Olimpíada [de Pequim]. Ela saiu daqui do Estado, das competições domésticas que a gente realizou. Quando saiu ela era atleta de voleibol de quadra, não era de voleibol de praia. Ela foi transferida para o Alagoas, e lá ela se integrou, depois de um ano, dois anos, a modalidade disputada nas areias. E com isso ela conseguiu gradativamente ir buscando seu espaço, sendo hoje uma atleta de renome internacional. Quarta melhor dupla da Olimpíada, que está trocando de parceira [sai Renata e entra Maria Elisa], acredito que isso vá ajudar muito. Esperamos que ela esteja novamente na Olimpíada, em Londres, daqui quatro anos, e que ela seja contemplada com vitórias no circuito nacional e mundial em 2009.

Esporte Ágil - De que maneira o crescimento do vôlei no interior beneficia o MS?
Madrugada -
Isso ajuda muito, muito mesmo, e esse é objetivo da Federação. É fomentar que os municípios venham participar das competições a nível estadual, e com isso descobriremos novos talentos. Antigamente a seleção de MS era formada mais de 90% por atletas da Capital, e hoje não, se divide em 50%. E isso vai chegar um momento em que maioria dos atletas possivelmente serão do interior, tendo em vista que tínhamos [Colégio] ABC [como escola praticante da modalidade] e o perdemos, e a Mace, que agora está numa contenção de despesas, mas esperamos que nesse ano ela reveja isso. Enquanto isso o interior vai se fortalecendo cada vez mais, e trazendo bons valores para gente, como o Maxwel, atleta de Jardim, que teve oportunidade de vir para uma equipe da Capital e foi convocado para a seleção brasileira.

Esporte Ágil - O que esperar para 2009 do vôlei sul-mato-grossense?
Madrugada -
Esperamos mais. Ano que vem, dentro da modalidade de voleibol de praia, nós teremos os campeonatos regionais. Recentemente tivemos uma reunião em Saquarema e lá foi dito que nesse ano vamos ter além do Circuito Nacional teremos o regional, no qual estaremos na Região III, formado por Rio Grande do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso, que ficou para a região norte. Nós ficamos com a primeira sede dessa região, que será aqui no final do mês de janeiro, início de fevereiro, quando teremos a primeira etapa dessa região nossa, sendo que são dez etapas no total. Já é um acréscimo muito grande, e é uma preocupação que a Confederação Brasileira também tem com o voleibol, de descoberta talentos, revelação de atletas, e é também por isso que esse ano vai ter o Circuito Sub-21, com seis etapas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS