Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 25/06/2008 18h47

Bate-bola: Luciano Gonçalves

Compartilhe:
Luciano é especializado em treinamento esportivo e natação de alto nível. Luciano é especializado em treinamento esportivo e natação de alto nível. (Foto: Osvaldo Sato/Esporte Ágil)

Luciano Gonçalves

O profissional de educação física especializado em treinamento esportivo e natação, Luciano Gonçalves, é o responsável pela equipe do Rádio Clube/Mace/Uniderp, uma das principais do Estado. Com 12 anos como profissional, ele coleciona títulos, mas afirma que, para ele, o importante são as amizades construídas nessa parceria entre atleta e técnico, além das conquistas pessoais de cada um.

Ele é um técnico atento para que o esporte seja um instrumento saudável para melhoria da educação e saúde da criança. Por isso, faz questão de ressaltar que os pais devem pesquisar antes de colocar seus filhos em escolinhas esportivas. "Procurem pesquisar o histórico do treinador e da instituição, porque o esporte transforma a vida de uma criança", disse. Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre sua equipe, sua história na natação, sobre a necessidade da massificação do esporte e sobre a importância do esporte na formação de uma criança.

Esporte Ágil - Quantos atletas tem o Rádio Clube? E quais são seus treinadores?
Luciano Gonçalves -
O Rádio Clube tem hoje, desde as equipes de base até o adulto, um total de 62 atletas. O corpo técnico é muito bom. O técnico responsável pelas categorias de base é o Cássio Castro, que é também atleta e acadêmico de educação física. Na categoria infantil, trabalho o professor Eduardo Limberg; e eu trabalho com atletas de 14 a 24 anos e faço a coordenação geral das equipes do Rádio.

Esporte Ágil - Alguns atletas do Rádio Clube estão indo para os Jogos Universitários JUBS 2008? Quais as chances da equipe?
Luciano Gonçalves -
Pela primeira vez teremos uma equipe de natação verdadeiramente universitária, porquê todos estes atletas treinam de 7 a 8 vezes por semana, dobram treinos, e fazem seus cursos, são bons acadêmicos. Temos boas chances, com o Márcio Diogo Rodrigues, que é o 12º do país nos 200m medley, e com o Cássio Castro, na prova dos 50m peito e 50m livre.

Esporte Ágil - E as chances nas Olimpíadas Escolares JEBs?
Luciano Gonçalves -
Nos JEBs, os atletas nadam por suas escolas. A Rhaiza Melo, que nada pela Mace, nossa parceira, fez o melhor tempo no 50m costas na categoria junior 1, e tem grandes chances de conquistar medalha nos JEBs.

Esporte Ágil - Como começou sua história com a natação?
Luciano Gonçalves -
Vem desde o berço, pois meu pai foi técnico de natação em São Paulo, treinou as equipes do Corinthians e do Juventus; estou neste meio desde o berço; comecei a auxiliar meu pai com 15 ou 16 anos. Fiz educação física na Unesp-SP e fiz duas especializações, em Treinamento Esportivo e Natação de Alto Nível. Me considero profissional desde os 22 anos de idade, hoje tenho 34 , então tenho 12 anos à beira da piscina como profissional.

Esporte Ágil - Quais as boas lembranças que ficaram neste 12 anos de treinamentos?
Luciano Gonçalves -
No começo da carreira o técnico dá muita importância para os resultados. Hoje, depois de um tempo - apesar de não ser tão velho na área - guardo as amizades que fiz, o que pude aprender com meus atletas. Tenho atletas que foram campeões brasileiros, um bom currículo, mas o que me emociona ainda é ver um atleta melhorando seu tempo, sua felicidade com esta conquista pessoal, isso me deixa tão emocionado quanto os bons resultados.

Esporte Ágil - Qual o nível da natação de MS?
Luciano Gonçalves -
MS tem uma boa natação. Em Dourados tem um centro de bons valores, como o Cândido Silva (que hoje está no Minas Tênis Clube) e o Lucas Kanieski, que hoje nada pelo Unisanta, que são medalhistas no Brasileiro Absoluto. Em Campo Grande, temos o Rádio Clube que sempre tem revelado ótimos atletas, o Dom Bosco, temos medalhistas em todas as categorias de base. O nível da natação é muito bom, só falta a massificação, aumentar nosso número de participantes, para que através da quantidade, a qualidade que temos apareça ainda mais.

Esporte Ágil - E nessa massificação entra a responsabilidade do poder público?
Luciano Gonçalves -
Não apenas do poder público, mas do privado também. Existem hoje mecanismos para melhorar este processo, como as leis de incentivo federal e estadual. Precisamos melhorar o gerenciamento esportivo de todo o Estado. O Brasil está dando um passo importante com a realização dos Jogos Universitários, pois o esporte mundial é baseado no esporte universitário. O campeonato está forte, existe uma seqüência desde os escolares até os universitários. As instituições que pegaram este vínculo e trabalharem este vínculo e as leis que existem de incentivo, cão crescer independente do poder público. Claro que também depende do poder público, mas não só dele, mas também da iniciativa privada, que tem muito a lucrar, quanto à retorno de imagem, quanto da responsabilidade social.

Esporte Ágil - Algo que queira acrescentar para quem for ler esta entrevista?
Luciano Gonçalves -
No esporte, estamos muito acostumados a dar muito valor apenas para as vitórias, mas eu tenho outra visão: o esporte ajuda o desenvolvimento do ser humano, então os pais que forem levar seus filhos para uma atividade esportiva, procurem pesquisar o histórico dos treinadores e da instituição, porquê o esporte transforma a vida da criança. Pratiquem esporte saudável, competitivo ou não, porque a competição está relacionada às características de cada atleta. Tenho grandes atletas que não foram grandes recordistas. Pratiquem esporte com objetivo de manter suas saúde. Pais, vejam o histórico, procurem os profissionais adequados, para não se arrependerem no futuro. Aqui no Rádio, tenho certeza que temos ótimos profissionais e gente qualificada não apenas profissionalmente, mas também pelo seu caráter, necessário para quem vai trabalhar com crianças.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS