Bate-Bola | Rosália Silva/Da redação | 06/02/2009 14h12

Bate-Bola: Jefferson Santos Borges

Compartilhe:

Jefferson Borges,

Com a proposta de sediar um Brasileiro no próximo ano, o Esporte Ágil recebeu no último dia 20 de janeiro a visita dos novos representantes da Fedams (Federação de Desportos Aquáticos de MS). O presidente Jefferson Santos Borges, 35 anos de idade, e o vice José Flavio, 42 anos, vieram falar dos planos e de como estão se organizando neste início de gestão. Eles foram eleitos após a saída da ex-presidente, Cláudia Saliba.

A modalidade traz para Campo Grande nos dias 02 e 03 de maio o XXXV Festival CBDA/Correios Centro-Oeste de Clubes Mirim e Petiz, depois de quatro anos sem vir ao Estado. A competição é que faz o ranking das duas categorias nacionalmente, uma vez que não há brasileiros da mirim e petiz.

Com alguns planejamentos em mente e aguardando as reuniões da Federação e da Confederação, os dois dirigentes falaram do que está previsto para a natação neste ano em MS, que deve votar o calendário no último dia de janeiro, em assembleia geral. Confira a entrevista:


Esporte Ágil - Recentemente teve eleição na Federação, quando foi?
Jefferson - No ano passado ela (Cláudia Saliba), já havia comentado que ia sair, e no dia 22 de dezembro foi convocada uma assembleia extraordinária que comunicasse a saída dela. Foram chamadas as eleições dia seis de janeiro.

Esporte Ágil - Foi agora então? Por isso, vocês estão em fase de organização? E o calendário vocês estão definindo?
Jefferson - Exatamente, foi agora. No dia 31 de janeiro a gente chamou a assembléia geral para que se defina com os clubes o calendário do ano. Já tem uma minuta de calendário, uma prévia, onde já estão definidas as competições durante o ano, só falta definir as datas e os locais.

Esporte Ágil - Mas só estão definidos os eventos nacionais que MS estará participando, não tem minuta das competições locais?
Jefferson - Já têm as competições. Só falta definir exatamente isto, os detalhes dos locais, porque são os clubes é que solicitam as competições para sediar. A Federação monta o calendário de competições e os clubes pedem para as competições para serem realizados em suas sedes.

Esporte Ágil - Nacionalmente, aqui tem uma disputa marcada do Centro-Oeste. Tem alguma previsão de Brasileiro este ano para cá?
Jefferson - Nós tivemos conversa com um clube que temos previsão e nós temos agora em maio um meeting nacional com grandes nomes da natação aqui em Campo Grande.

Esporte Ágil - Quantos clubes são associados hoje à Federação?
Jefferson - Sete clubes, com proposta de mais dois clubes. Inclusive na cidade de Ladário querem montar um clube para disputar os campeonatos.

Esporte Ágil - E a arbitragem da Federação? Você era árbitro...
Jefferson - Continuo sendo árbitro, sou árbitro internacional, neste ano entrei para o quadro da Federação Internacional. A nossa arbitragem é reconhecida nacionalmente, a gente tem um agradável trabalho todo ano e somos bem reconhecidos.

Esporte Ágil - E quais são as conquistas de MS fora, o que o Estado tem alcançado?
Jefferson - Ano passado nós já tivemos alguns destaques, atletas sendo campeões brasileiros. Este ano já tivemos uma convocação para o Sulamericano, pela Seleção Brasileira, do atleta Daniel Grimm, que agora faz parte do Rádio Clube. A previsão é de este ano seja um ano muito forte para a natação do Estado.

Esporte Ágil - Então Daniel Grimm está deixando São Gabriel e vindo para cá?
Jefferson - Já foi instalado aqui, já começou os treinamentos no Rádio Clube. E é uma potência para a natação sul-mato-grossense.


Esporte Ágil - E tem atletas que subiram, que sejam destaques, que estejam nadando em piscinas nacionais?
Jefferson - Temos atletas que representam outros clubes, de outros estados. Em virtude disso nós temos um projeto para que não tenhamos essa evasão de atletas, para que continuem representando clubes aqui do Estado, mas temos alguns atletas que estão se destacando sim. Temos o Lucas Kanieski, que representou a seleção brasileira e viajou para San Marino. Foi recordista brasileiro nos 1.500, é um dos destaques da natação.

Esporte Ágil - Então o Estado tem estrutura para manter os atletas aqui?
Jefferson - Tem e nós queremos retomar essa estrutura. Estávamos conversando uma parceria, porque este ano a gente quer fazer novas coisas para que permaneça esse atleta aqui. Porque profissionais qualificados nós temos, condições e estrutura de piscinas nós temos. O que está faltando é acoplar isto aí em relação a outras atividades.

Flávio - Inclusive a Federação tem essa nova proposta de selecionar alguns atletas e fazer um trabalho de alto nível, que o Jefferson futuramente deve estar falando com vocês, porque está no projeto ainda e não dá para ficar falando que vai funcionar assim. Mas é um projeto legal, uma ideia dele e com certeza com os clubes vamos desenvolver este trabalho e teremos uma média de pelos menos de oito a dez atletas sendo trabalhados com uma estrutura bem legal.

Esporte Ágil - Tem alguma clínica ou curso programado?
Jefferson - Já temos solicitação de algumas clínicas, com atletas que representaram o Brasil e que venham aqui no Estado ministrar essas clínicas para os atletas aqui do Estado.

Esporte Ágil - Tem algo mais a ser falado...
Jefferson - A gente depende muito do que vai ter dia 03 de março, na assembleia da Confederação. É onde vão ser definidos alguns detalhes importantes, que a gente acaba seguindo, porque não adianta nada determinarmos uma coisa aqui e a Confederação determinar outra. Nós temos uma proposta, que se tudo der certo, teremos um campeonato brasileiro sendo realizado em Campo Grande. Coisa que nunca aconteceu. Já retomamos o Centro Oeste, que há quatro anos não era realizado aqui no Estado. Para a categoria mirim e petiz é fundamental, é onde é formado o ranking nacional, porque nestas categorias não tem campeonato brasileiro. A gente está retomando aos poucos. Toda nova gestão é uma mudança que faz ter que se estruturar, que retomar. Estamos tomando pé da estrutura da Federação, conhece o que é fora, mas lá dentro não. Juntamente com o Flávio vamos tentar fazer da melhor forma possível. Temos o respaldo dos clubes e isto é importante.


Esporte Ágil - Ano passado a Federação teve recursos do FIE? Em que foi aplicado?
Jefferson - O único recurso que teve foi em relação a Mococa, que é um campeonato internacional e foi cedido o ônibus, mas não foi teve um recurso diretamente.

Esporte Ágil - E este ano, vocês estarão solicitando mais apoio?
Jefferson - Hoje tem recurso e todos os projetos são feitos. Agora temos uma reunião com o presidente da Fundesporte, onde vamos sentar e definir algumas coisas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS