Bate-Bola | Vitor Yoshihara/Da redação | 06/04/2009 15h32

Bate-bola: Geraldo Moretzsohn de Castro Filho

Compartilhe:
Geraldo (à esq.) e Luis Naime (à dir.), junto com os diretores adjuntos, coordenam atualmente os esportes do Rádio Clube. Geraldo (à esq.) e Luis Naime (à dir.), junto com os diretores adjuntos, coordenam atualmente os esportes do Rádio Clube. (Foto: Foto: Vitor Yoshihara/Esporte Ágil)

Geraldo Moretzsohn

Geraldo Moretzsohn de Castro Filho tem 48 anos de idade e há quase um ano administra a área esportiva do Rádio Clube. Sua história com o esporte vem de longa data. Jogador de tênis conhecido no Estado, o dirigente chegou a fazer testes nas categorias de base de futebol de Guarani e Ponte Preta na cidade de Campinas (SP), onde o paulista de nascimento morou até se mudar para Campo Grande, há 23 anos atrás.

Ao lado do parceiro e amigo Luis Naime, gerente de esportes do Rádio, Geraldo afirma "estar de portas abertas" para possíveis parcerias, já que segundo ele é inviável para o clube custear sozinho a prática de outras modalidades, principalmente as coletivas. "Omar [Ayub, presidente do Rádio Clube] tem se empenhado muito, já que tem muita ligação com o esporte. Ele exige muito do departamento e está sempre empenhado em buscar recursos. Estrutura nós temos, precisamos é de parcerias para darmos um salto de competição", diz.

Prestes a completar um ano de nova diretoria no dia 1º de maio, o Rádio Clube segue tendo uma estrutura esportiva invejada no Mato Grosso do Sul e até mesmo na região Centro-Oeste: são 11 quadras iluminadas de tênis (9 de saibro - sendo 3 cobertas e iluminadas - e 2 quadras rápidas), ginásio com capacidade para 5 mil torcedores, 2 piscinas (uma de 25m coberta e aquecida com arquibancada para 800 pessoas, e outra de 25m descoberta), 2 piscinas de biribol e uma de recreação, além de 2 campos de futebol.

Esporte Ágil - O que o Rádio Clube busca com o esporte?
Geraldo Moretzsohn -
O Rádio Clube busca, principalmente no aspecto interno, uma união entre os seus associados, onde ele propicia através do esporte uma forma de lazer. Dentro do aspecto de disputas externas, a nível municipal, estadual ou nacional, busca inserir o rádio nas competições de porte. Hoje, o Rádio Clube já tem bons resultados dentro da natação, onde o atleta Daniel Grimm obteve recentemente, na Argentina, um recorde sul-americano no revezamento 4x100 metros livres, além da medalha de bronze nos 50 livres. No aspecto do tênis, o Rádio tem tido grandes resultados com os atletas que fizeram parte da equipe do tênis e hoje estão disputando torneios nos Estados Unidos, como o Bruno Scacalossi, o Milton Sarati, que hoje disputam torneios universitários nos Estados Unidos. Então, o que o Rádio busca através do esporte, é propiciar para seus atletas, primeiro dar um lazer para eles através do esporte e posteriormente, conduzi-los para as competições de todos os níveis, seja municipal, estadual ou nacional, e até internacional.

Esporte Ágil - Que modalidades o Rádio Clube dispõe para oferecer a seus associados?
Geraldo Moretzsohn -
São várias modalidades. Existe o futebol, tênis, natação, estamos iniciando no boxe, existe o futebol de salão, capoeira, judô, jiu-jitsu,badminton, existe até uma outra modalidade que tem muito a ver com a questão corporal, que é o pilates, ioga, acredito que são estas. Agora, dentro do tênis, por exemplo, existem as categorias que são divididas entre juvenil, infantil, adultos, veteranos, então, cada uma dessas, você pode dividir. O próprio futebol tem suas divisões também. Em síntese, as modalidades principais que o Rádio tem, são essas. Estudamos ainda a criação para 2009 das modalidades de paddle e squash, mas dependemos da construção de um espaço físico para elas.

Esporte Ágil - Que retorno estes esportes dão para o Rádio?
Geraldo Moretzsohn -
O retorno principal é você ver um atleta, um jovem que começou dentro do Rádio Clube, se despontando através do esporte em qualquer esfera, seja ela nacional e até de fora do Brasil. Este é o retorno de levar o nome do Rádio Clube. Hoje, o Rádio não obtém resultado financeiro com isso, até porque o Rádio não visa lucros por ser um clube sem fins lucrativos. É o aspecto mais de divulgar o nome do Rádio Clube e propiciar a seus sócios este "trampolim", vamos dizer assim, de colocá-los no cenário nacional e internacional do esporte.

Esporte Ágil - Por que as modalidades individuais estão se destacando mais que as coletivas dentro da instituição?
Geraldo Moretzsohn -
As atividades coletivas que tem se despontado mais, que é o futebol e o tênis, quando se disputa tênis e natação em equipes, isso já é uma tradição do Rádio, são modalidades que existem há 40, 50 anos dentro do Rádio Clube. As individuais ocorre de o atleta aparecer mais por méritos próprios, quando ele disputa um torneio. Isso acontece muito na natação e no tênis que tem a modalidade individual. Se houvesse, por exemplo, uma parceria entre Rádio Clube e grandes empresas, você poderia investir mais no esporte coletivo em nível de competição, mas aí haveria necessidade de obter grandes recursos fora do Rádio Clube, pois isso exige muito custo.

Esporte Ágil - A nova diretoria vai completar um ano no dia primeiro de maio. O que vocês tiveram de resultados neste um ano?
Geraldo Moretzsohn -
Grandes novidades ocorreram, além dos torneios tradicionais que ocorrem no Rádio Clube no decorrer do ano. No futebol existe a Copa do Entardecer, a Copa da Madrugada, isso aí são atividades esportivas normais. Mas, além disso, houve a primeira Copa do Rádio Clube, que se dividiu entre as categorias pré-mirim, mirim e infantil, com a participação de 16 entidades esportivas da cidade, onde o Rádio Clube abriu suas portas para a comunidade e, neste caso, participaram mais de 150 crianças. Posteriormente, dentro do espírito deste torneio, houve o Torneio Master, com a participação de inúmeros ex-atletas profissionais de MS. Então, este torneio, neste ano, será reeditado pelo Rádio Clube, onde será a Segunda Copa do Rádio Clube e acreditamos que se renove o sucesso que foi a primeira Copa. Dentro também, que foi uma atividade nova da diretoria, que tem um caráter também de lazer, mas esportivo, foi a nossa Colônia de Férias, com a participação de mais de 700 crianças. Teve uma adesão muito grande, o Rádio Clube também atendeu a comunidade, inclusive as comunidades mais carentes, abrindo vagas pra essas crianças, e no decorrer desse período, aconteceram várias disputas esportivas, foi um grande sucesso. Já no campo do tênis, ocorreu no mês de maio de 2008, o Torneio Unimed infanto-juvenil, um torneio nacional, com a participação de tenistas do Brasil todo, com um sucesso maravilhoso. Este ano, acontecerá novamente esta etapa aqui no Rádio Clube e há uma possibilidade de ocorrer um Future, que é um torneio de grande porte, com premiação em torno de 20 mil dólares, que poderá acontecer em setembro de 2009. Esperamos que isso aconteça como aconteceu em 2003 e que foi um sucesso extraordinário para o clube, para a cidade e para o Estado. Na natação, o Rádio Clube continua com suas atividades normais mas tem participado de torneios e há uma possibilidade do Campeonato Brasileiro Absoluto juvenil, que é um torneio nacional de maior reconhecimento dentro do cenário da natação. Há essa possibilidade, já fizemos uma solicitação e provavelmente o Rádio Clube sediará este torneio talvez em julho de 2010. Agora, no mês de maio, acontecerá na natação o Torneio Mirim Centro-Oeste, aí envolve todos os estados desta região e com certeza é um evento de grande porte também, onde estarão presentes, no mínimo, 20 equipes do centro-oeste brasileiro. Além disso, sediamos em 2008 o Festival de Ginástica Olímpica e o Estadual de Judô.

Esporte Ágil - Vocês já pensaram em usar a estrutura do Rádio para algum projeto social com crianças carentes?
Geraldo Moretzsohn -
O Rádio clube, como eu disse, já abriu suas portas para as comunidades carentes. Agora, o Rádio, para abrir as portas, para colocar sócios que não fazem parte do seu quadro social, mas entraria como sócios-atletas, aí haverá necessidade de mudar seu estatuto. Mas é sim objeto e pretensão de conseguirmos fazer uma parceria com o poder público para ceder espaços por algumas horas do dia para esse tipo de atenção a comunidade carente. Todavia, necessitará de aprovação de diretoria, conselho, e tudo mais, pois não está inserido no estatuto do clube a existência desse tipo de sócio ou de atleta. Precisa haver uma mudança dentro do estatuto do clube, mas é sim intenção do Rádio Clube fazer essa parceria com a comunidade carente, onde vários valores surgirão e isso será bom para todos.

Esporte Ágil - Você falou em parcerias. Seria a parceria pública ou privada a solução para ampliar ainda mais o alcance dos esportes do Rádio Clube?
Geraldo Moretzsohn -
Não só do Rádio Clube, mas todos os clubes sociais necessitam dessas parcerias para que haja um aumento na capacidade de divulgação de suas modalidades porque o custo é muito alto. O Rádio está localizado em uma região distante dos grandes centros. Pra você deslocar equipes para torneios e campeonatos nacionais tem um custo alto, neste caso a parceria é fundamental para a ajudar essas modalidades. Não há clube nenhum no mundo que não tenha uma parceria. A parceria acaba sendo o próprio patrocinador, ele colabora nos custos. Então, o Rádio Clube almeja buscar parcerias para melhorar suas modalidades esportivas, dando uma conotação para o esporte de competição.

Esporte Ágil - Quem quiser se associar ao Rádio, como faz?
Geraldo Moretzsohn -
Isso é fácil. Tem a secretaria do clube, que fica na Rua Padre João Crippa, 1280, no centro da cidade. Vai lá e ali vai obter as informações com funcionários de toda documentação e tudo que a secretaria exige para que a pessoa faça parte do quadro social do Rádio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS