Bate-Bola | Marcelo Eduardo da Silva/ Da Redação | 03/09/2008 17h30

Bate-Bola: Diego Souza

Compartilhe:
Diego é formado em educação física, com especialização em fisiologia do exercício Diego é formado em educação física, com especialização em fisiologia do exercício (Foto: Marcelo Eduardo da Silva)

Diego Souza

Nascido em Campo Grande, em 20 de julho de 1982, Diego Souza é formado em educação física pela Unigran e possui pós-graduação em fisiologia do exercício pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Pratica esportes desde criança, incentivado pelos pais. Hoje, é treinador de boxe e muay tai em academias da Capital.

Nesta entrevista, ele nos conta como foi seu início de carreira como atleta, dos desafios encontrados, dos benefícios do esporte para a qualidade de vida e das atitudes que precisam ser tomadas para que o boxe e o muay tai sul-mato-grossenses tenham um destaque ainda maior em competições nacionais e, até mesmo, internacionais.

Esporte Ágil - Como foi que você começou a praticar esportes? A praticar a luta, principalmente?
Diego Souza -
Sempre gostei de artes marciais, de lutas principalmente. De criança meus pais sempre me incentivaram a fazer esporte. Fiz três anos de natação, por exemplo. Há dez anos fiz minha primeira luta. Foi de muay tai, em Brasília. Fiz também, há oito anos, a primeira luta de muay tai em Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Desde aquele tempo, da primeira luta, o que mudou com relação a este esporte em Mato Grosso do Sul? E em relação ao boxe, seu outro esporte?
Diego Souza -
Hoje, podemos dizer que são os esportes de luta mais praticados em Mato Grosso do Sul. E é praticado por pessoas de todas as idades. Por crianças e por pessoas com até 50 anos, por exemplo. Claro que esporte de competição é uma outra coisa. Mas, a prática é saudável.

Esporte Ágil - Isso quebra um pouco do receio que as pessoas têm de que sejam esportes violentos?
Diego Souza -
Sim. Você pode observar que meus alunos todos têm uma cabeça boa, são pessoa excelentes, preparadas. São rapazes que começaram comigo pequenininhos e hoje estão aí competindo. Você vê que são pessoas com bom caráter. Temos exemplo de alunos que começaram quando eram crianças e tinham dificuldades na escola, hoje estão para se formar em direito, em educação física, engenharia elétrica. São pessoas extremamente capazes, não apenas de serem bons lutadores, mas de serem boas pessoas. Eu defendo que o atleta que eles [seus alunos e atletas por ele treinados] estudem; porque qualquer esportista tem uma carreira curta.

Esporte Ágil - Quais os benefícios que o boxe e o muay tai podem trazer a seus praticantes?
Diego Souza -
Auxilia na parte fisiológica, na defesa pessoal, na formação do caráter - principalmente na adolescência. E ainda, por serem artes orientais, há muito praticadas, têm toda uma doutrina que contribui para a disciplina.

Esporte Ágil - Você disse que são esportes muito praticados em Mato Grosso do Sul. Mas, geralmente é disponibilizado pelo setor privado, pelas academia particulares? O que pode ser feito para que seja praticado por mais pessoas?
Diego Souza -
O poder público tem de investir mais. Tem que ir nos bairros. Para esses esportes crescerem em Mato Grosso do Sul, tem que ter projetos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS