Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 31/07/2008 16h28

Bate-bola: Américo Soares

Compartilhe:

Américo Soares

O esporte amador sul-mato-grossense é repleto de histórias de pais que "suam a camisa" para acompanhar e incentivar seus filhos nas competições e para encontrar apoio e patrocinadores, busca que muitas vezes não alcança sucesso, fazendo com que eles se tornem "paitrocinadores" de seus filhos.

Isto acontece devido à falta de apoio ao esporte amador sul-mato-grossense, da parte do poder público e da área privada, que poderia se conscientizar de seu papel de responsabilidade social dentro da comunidade em que está inserida.

Uma destas histórias de "paitrocinadores" é a de Américo Soares, pai dos judocas Jéssica Soares e Américo Júnior, atletas do Colégio Sealp, do professor Alessandro Nascimneto. A primeira coleciona títulos nacionais e internacionais. Já o filho mais novo de Américo já ganhou estaduais, centro-oeste e já fez parte de seleções estaduais.

"No final da história, tive que entrar no judô, para poder dialogar com eles, para entender o judô e saber conversar com eles, viver aquele momento importante da vida deles. Comecei a treinar, competir e estou até hoje", disse Soares.

Américo trocou a escola pública de seus filhos para um colégio particular, visando dar uma melhor educação para eles. A partir daí, estas escolas (ABC e depois o Sealp) deram a oportunidade da prática esportiva para as crianças. "O esporte ajuda a abrir nossa mente, até para podermos cobrar os estudos, serve como incentivo. No Sealp, o boletim é cobrado para a criança poder competir. Não basta apenas ser um bom atleta, tem que ser bom nos estudos", afirmou.

Sobre o dinheiro que já investiu, Américo contou que foi muito, mas que cada centavo investido valeu a pena. "Eu vi tanta mudança em pontos positivos nos meus filhos que compensa", disse. "Eu fiz uma soma, mais ou menos, em 2006 gastei 10 mil reais. Tenho dois filhos atletas, e agora minha outra filha, a Amanda entrou no judô paradesportivo. Treina com o Caira com o professor Jansser, e treina no Sealp com o professor Alessandro. O gasto comos três é grande: despesas com transporte, gastos na estrada, hospedagem, alimentação, taxas de participação, uniformes (quimonos), entre outros", explicou.

Agradecido, ele faz questão de ressaltar a bolsa que recebe para manter seus filhos no colégio. "Para manter um aluno dentro da escola o custo é grande. Se você tem uma porcentagem de ajuda de bolsa na escola, seja pequena, é pior sem ela. Tenho a ajuda do Sealp, fico satsifeito com a bolsa. Claro que o esporte divulga o nome da escola, mas somos recompensados com qualidade de ensino, isso é importante demais. Temos que ver detalhes, não se pode querer tudo, porque tem outros que também precisam. Cada um fica com um pedaço do bolo e assim muitos podem comer", disse.

Durante a realização das competições de judô, Américo tem tirado foto das entregas de prêmios, do pódios e dos atletas. "O pódio é o ápice para um atleta. Aquele é o momento do atleta, que se concretiza no pódio, dou importancia para o pódio, para o cerimonial. Ele tem que ter destaque, por isso tiro as fotos, para prestigiar o atleta que treinou muito para estar lá".

Currículo - Jéssica é bi-campeã sul-americana (2006 e 2007), terceira colocada no pan-americano (2006), vice-campeã das Olimpíadas escolares (2006), além de ter conquistado diversas medalhas em campeonatos brasileiros. Américo é bi-campoeão brasileiro do centro-oeste e, neste ano, já ganhou o Torneio Início; já participou da seleção estadual por três anos e foi para o Brasileiro final em duas edições. Neste ano, ele venceu o Jogos Escolares de MS e vai para as Olimpíadas Escolares JEBs, que nesta idade, é o campeonato mais importante do País.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS