Bate-Bola | Pedro Nogueira/Da Redação | 28/06/2011 11h48

Bate-Bola: Alvimar Queiroz de Paula

Compartilhe:
“Sempre procuramos planejar nossas atividades esportivas no início de cada ano e entre elas estão as que envolvem a área social. Nos preocupamos em ocupar o máximo do tempo de cada criança e atleta”. “Sempre procuramos planejar nossas atividades esportivas no início de cada ano e entre elas estão as que envolvem a área social. Nos preocupamos em ocupar o máximo do tempo de cada criança e atleta”. (Foto: Foto: Divulgação)

Alvimar Queiroz

Alvimar Queiroz de Paula, Diretor de Esportes da Prefeitura de Aparecida do Taboado, ajuda a desenvolver o esporte na sua cidade, mesmo com poucos recursos que se destinam às diretorias esportivas nas cidades do interior do Estado.

No entanto, a falta de verba não impediu que a equipe de futebol chegasse à final em torneio regional. Alvimar conversou com o Esporte Ágil sobre seu trabalho e realizações. 

Esporte Ágil - Como se interessou pelos esportes? Que modalidades praticava quando era atleta?

Alvimar Queiroz - Desde criança sempre fui influenciado por esportes, ainda muito novo comecei a praticá-los. Mesmo com toda a dificuldade da época o futebol fazia parte do meu dia-a-dia. Andava quilômetros de bicicleta ou em cima de caminhões para jogar amistosos.

EA Como surgiu o convite para ocupar o cargo que ocupa hoje em Aparecida do Taboado?

AQ - Devido a eu estar envolvido em clubes esportivos do município e por lidar diretamente com o esporte, recebi o convite do prefeito para dirigir a coordenadoria de esportes.

EA - Qual a principal dificuldade de se fazer esporte aí na cidade?

AQ - A principal dificuldade que enfrentamos é a parte financeira, pois só temos o patrocínio da administração municipal. Sendo muitas vezes impossível realizar ou participar de determinados eventos esportivos.

EA - Qual o repasse anual da prefeitura para a secretaria?

AQ - Não existe em Aparecida do Taboado uma Secretaria de Esportes e sim uma coordenadoria que é ligada diretamente com a Secretaria de Educação. O que dificulta o recebimento de recursos financeiros.

EA - Esse dinheiro é suficiente?

AQ -  O dinheiro não é suficiente, porque temos muitos projetos de atividades para serem desenvolvidas, mas não possuímos verbas para concretizá-los.

EA - De que maneira é aplicado o recurso que vocês recebem?

AQ - O dinheiro que é colocado a nossa disposição é empregado nas escolinhas de futsal, futebol e vôlei. Participamos também de amistosos e competições locais, regionais e estaduais. Onde temos conseguido levar o nome da nossa cidade entre os principais colocados.

EA - Qual é o planejamento esportivo do município?

AQ -  Sempre procuramos planejar nossas atividades esportivas no início de cada ano e entre elas estão as que envolvem a área social, tais como a realização de competições. Nos preocupamos em ocupar o máximo do tempo de cada criança e atleta.

EA - Qual a importância do esporte para a cidade?

AQ - A principal importância é a preocupação na área social, dando oportunidades para que os jovens e crianças possam ocupar o seu tempo com atividades recreativas e sadias. E através destas ocupações aproveitar o atleta que comece a se destacar para fazer parte das equipes municipais em campeonatos.

EA - Vocês dão mais ênfase no desporto escolar ou no rendimento?

AQ -  Como nosso esporte é municipal sempre procuramos, na medida do possível, atender a toda a comunidade, com eventos que tenham o máximo de participação na área escolar, tais como jogos interclasses e interescolas. O esporte de rendimento fica impossibilitado devido ao seu custo financeiro.

EA - Quais os esportes que mais se destacam em Aparecida do Taboado?

AQ - O futsal e o futebol. Inclusive fomos vice-campeões em uma competição regional de futebol de alto nível (Copa Maciel) que contou com a participação de setenta e duas equipes e teve a duração de mais seis meses.

EA - A escolha do Brasil como sede da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 mudou alguma coisa para o esporte de Aparecida do Taboado?

AQ -  Não, devido à distância das sedes que farão parte das eliminatórias das referidas competições não tivemos um envolvimento municipal em relação a elas.

EA - Existe ajuda de empresas privadas no esporte local?

AQ -  Dificilmente conseguimos ajuda de empresas locais, mas já recebemos algumas.

EA - O que pode melhorar no esporte na cidade?

AQ -  O aumento do material humano tornaria possível a diversificação de outras atividades esportivas como atletismo, basquete e handebol. No momento não temos condições e profissionais para executá-las. O recurso financeiro da coordenadoria de esportes não permite a contratação de novos profissionais, o que melhoraria o esporte municipal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS