Bate-Bola | Da redação | 06/07/2009 10h31

Bate-bola: Alfredinho Júnior

Compartilhe:
Para Alfredinho, a FEMA está buscando abranger todos os segmentos esportivos “com os pés no chão” Para Alfredinho, a FEMA está buscando abranger todos os segmentos esportivos “com os pés no chão” (Foto: Foto: Acervo Pessoal)

Alfredinho Júnior

Nascido em 07 de agosto de 1970, o aquidauanense Alfredinho de Oliveira Junior é diretor-presidente da FEMA (Fundação de Esporte do Município de Aquidauana). Chegou ao cargo devido ao seu prestígio entre os profissionais de Educação Física da cidade.

No Bate-Bola, fala sobre sua trajetória no meio esportivo e sobre a entidade que dirige, assim como os planos dela para os próximos anos e como ela ajuda os desportistas aquidauanenses.

Esporte Ágil - Quando começou seu interesse pelos esportes?
Alfredinho Júnior
- Desde os nove anos de idade, quando iniciei na pratica esportiva na modalidade de basquetebol na escolinha de esporte. Participei de vários jogos escolares municipais e estaduais, disputei jogos abertos a nível nacional. Comecei a trabalhar com esporte aos 16 anos como monitor esportivo, me formei nas Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina - SP. Trabalho na área há oito anos.
 
Esporte Ágil - Como conseguiu o cargo de diretor-presidente da FEMA?
Alfredinho Júnior
- Através de indicação feita pela maioria dos profissionais de Educação Física de Aquidauana,, pela aprovação do Prefeito Fauzi Suleiman,  pela competência, honestidade, humildade e credibilidade perante a comunidade esportiva.

Esporte Ágil - Quais são os projetos da entidade para os próximos anos?
Alfredinho Júnior
- A Fundação com o intuito de difundir e fomentar o esporte do nosso município. Desenvolve, incentiva e apóia diversos projetos nas quatro áreas de atuação da FEMA. Elencaremos alguns que achamos importante - no desporto de iniciação esportiva, Projeto Talentos do Futuro abrangendo as modalidades de basquetebol, voleibol, futsal, handebol, futebol de campo, atletismo, canoagem, capoeira, karate, desporto escolar e rendimento, realização de eventos voltados para o segmento escolar e rendimento, como seletiva estudantil, participação no JEMS, JOJUMS, apoio ao JOERES, disputas de campeonatos, copas, torneios e jogos abertos municipais e estaduais. No desporto comunitário e indígena, ofereceremos as associações comunitárias, distritos e aldeias momentos de entretenimento e lazer através do esporte melhorando com isso a qualidade de vida, exemplo Projeto Manhã de Lazer, interbairros,jogos comunitários  nos desporto profissional e amador. O Governo Municipal apoia segmentos esportivos que trabalham com o futebol profissional e incentivam os praticantes amadores, motocross, ciclismo, laçada e demais apoios firmados com a fundação.
 
Esporte Ágil - Qual a verba anual da entidade? Diminuiu em relação ao ano passado?
Alfredinho Júnior
- Nosso recurso é vinculado ao Gabinete do Prefeito, somente a partir do próximo ano é que teremos dotação orçamentária própria. A verba aumentou devido à quantidade de atividades e ações voltadas ao esporte  que serão desenvolvidas este ano.

Esporte Ágil - A verba é suficiente?
Alfredinho Júnior
- Dentro das possibilidades sim, pois procuramos investir os recursos destinados da melhor forma possível, planejando e programando os investimentos através do calendário anual esportivo; ressaltamos também o apoio do Governo do Estado através da Fundesporte e empresas locais.

Esporte Ágil - A entidade tem dado ênfase ao esporte escolar? E ao esporte de alto-rendimento?
Alfredinho Júnior
- Sim. Realizamos e promovemos tanto o esporte escolar quanto o esporte de alto-rendimento. Recentemente estamos apoiando a participação das seleções estudantis na disputa dos Jogos Estudantis de Mato Grosso do Sul, modalidade de quadra e com uma novidade: Aquidauana pela primeira vez disputará os jogos nas modalidades individuais - xadrez, tênis mesa, natação e atletismo; ainda no estudantil, temos a participação do atleta Leonardo Andreoty, que disputou o brasileiro de karatê com apenas dez anos de idade acompanhado pela professora Bruna Karuzo e no rendimento a equipe de basquete de nossa cidade, que sagrou-se campeã da Copa Pantanal de Basquete. Ainda temos dois atletas que se destacaram no jiu-jitsu, ganhando vaga para o mundial: Delson e Thales. 

Esporte Ágil - Como é a estrutura física da cidade? Ela é suficiente?
Alfredinho Júnior - Temos uma estrutura razoável que por momento atende ao que propomos para o ano de 2009. Estamos procurando ampliar e melhor algumas estruturas,  através de projetos encaminhados ao Governo Federal, Estadual visando abranger um maior número de praticante e adeptos a atividade física.

Esporte Ágil - Existe muita ajuda de empresas, no quesito patrocínio, no esporte local?
Alfredinho Júnior
- Em Aquidauana existem muito empresários que gostam e incentivam o desporto. Vamos contatá-los e canalizar esses recursos e aplicá-los da melhor forma possível, oferecendo a eles benefícios fiscais para que cada vez mais possam investir no esporte.

Esporte Ágil - Quais são as modalidades que se destacam na cidade?
Alfredinho Júnior - Voleibol, basquetebol, karatê, jiu-jitsu, futebol de campo, entre outros.

Esporte Ágil - O que pode melhorar no esporte aquidauanense? De que maneira a FEMA entraria nesse processo?
Alfredinho Júnior
- O que vem sendo feito a sua organização, através do planejamento e estudo das ações do governo em prol do esporte e que traçaremos uma linha a ser seguida, buscando abranger a todos os segmentos esportivos organizados de nossa cidade tudo gradativo e com os pés no chão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS