Basquete | Gabriel Sato | 03/04/2020 09h17

Família joga amistoso de basquete pela primeira vez juntos

Compartilhe:

O município de Aquidauana sediou no dias 1 e 2 de fevereiro, o 1º Encontro Portal do Pantanal de Basquete Master. O evento teve sua primeira edição neste ano, e um fato curioso aconteceu na festividade. A família do Osmundo dos Santos jogou junta pela primeira vez num torneio amistoso. Atleta da Associação de Basquetebol Veterano de Mato Grosso do Sul (ABV-MS), o jogador atuou ao lado de seu filho, Alexandre Betoni dos Santos, e sua esposa, Tania Maria Nunes dos Santos, que jogou pela equipe Associação de Basquete Adulto Feminino de Mato Grosso do Sul (Abaf-MS), ambos times de Campo Grande.

De acordo com Santos, o basquete sempre fez parte da vida da família, e o mais curioso ainda, é que ele e sua esposa se conheceram por conta do esporte. "Eu sempre ia jogar na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aos sábados de tarde, e um dia ela apareceu com uma amiga e começaram a jogar com a gente. Então, numa jogada, ela me puxou pela camisa pra me marcar e pronto, já rolou um clima, dai pra frente começamos a namorar".

O casal teve três filhos, Alexandre Betoni dos Santos e Henrique Betoni dos Santos, que são gêmeos, e Fernanda Betoni dos Santos. Apaixonado pela família e pelo basquete, Santos começou a treinar na equipe da Associação de Basquetebol Veterano quando os filhos do casal tinham cinco e sete anos. Como não tinha onde deixar os pequenos, eles iam para o treino junto do pai. "A gente treinava no Sesc, e enquanto eu jogava eles ficavam brincando. Muitas vezes, perto da hora de ir embora, eles adormeciam nas arquibancadas do ginásio me esperando." Revelou Santos.

Tânia e Osmundo se conheceram dentro das quadras de basquete (Foto: Arquivo Pessoal)

O tempo passou, os filhos cresceram, mas Alexandre não deixou de acompanhar o pai nos treinamentos. Osmundo conta que sempre leva o filho aos seus jogos, o herdeiro pegou a paixão pelo basquete do pai e da mãe, e começou a treinar. Nas sextas-feiras, joga com o pai numa escola, e nas quartas-feiras, atua com o pai na ABV.

O 1º Encontro Portal do Pantanal de Basquete Master foi a primeira vez que a família conseguiu jogar junto. Osmundo e Alexandre atuaram pela ABV-MS, e Tânia Mara pela Abaf. A experiência foi marcante para o pai, e ele recorda do momento com alegria, pois jogar com um filho, não é algo que se consiga sempre. "Foi muito legal nós dois ali na mesma posição jogando junto. Isso é uma coisa que vou levar pro resto da vida, acho que poucos pais tiveram essa oportunidade de viver isso com seus filhos, foi muito gratificante."

Além da emoção de jogar ao lado de sua família, Osmundo dos Santos teve mais motivos para comemorar. O atleta, foi eleito o melhor jogador do evento, e o feito, só aumenta a admiração de Alexandre pelo pai.

Família reunida durante os jogos do Portal do Pantanal (Foto: Arquivo Pessoal) 

Tânia Mara havia se afastado do mundo do basquete depois da gravidez dos filhos, mas resolveu retornar há cerca de três anos, e começou a treinar com a Associação de Basquete Adulto Feminino de Mato Grosso do Sul. Pela equipe, a atleta viajou para cidades de outros Estados como Maringá-PR e Salvador-BA, para jogar basquete.

Tânia retornou às quadras há três anos, após sair do esporte por conta do nascimento dos filhos (Foto: Arquivo Pessoal) 

O 1º Encontro Portal do Pantanal de Basquete Master reuniu além das equipes da Capital, o time aquidauanense do Alligators. O final de semana recheado de partidas de basquete, também foi marcado pela confraternização entre os clubes. Sem o intuito de ter um campeão no evento, a competição reuniu as equipes para, acima de tudo, promover o basquete.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS