Basquete | (Com informações da Sejel) | 28/09/2005 13h09

Basquete e judô embarcam hoje para as Olimpíadas Escolares

Compartilhe:

As delegações de basquetebol e judô formam o primeiro grupo de sul-mato-grossenses a embarcar para Brasília e representar o Estado nas Olimpíadas Escolares (Jebs).  O evento acontece na capital federal entre os dias 30/09 a 09/10. O grupo integra também dirigentes, médicos e chefes de delegação, que viajam nesta quarta-feira, 28 de setembro, rumo à competição. O ônibus irá sair às 18 horas, de frente à Sejel.

Segundo Ubiratan Leite de Arruda, técnico da Sejel e chefe da delegação sul-mato-grossense, as Olimpíadas Escolares (Jebs) assemelham-se aos Jogos da Juventude (nacional). "A faixa etária dos atletas é a mesma (15 a 17 anos), porém nos Jebs os atletas precisam estar regularmente matriculados nas escolas de ensino fundamental e médio", explica.

Ele informa também que no caso de MS, os municípios campeões dos Jogos da Juventude de MS, ocorridos em junho, em Corumbá, garantiram o direito de indicarem as escolas para representar o Estado nos Jebs. "Os municípios escolheram as escolas que tiveram o maior número de atletas na competição estadual", fala.

No basquetebol feminino, o Estado será representado pela Escola Estadual Presidente Médici, de Naviraí e no masculino, pelo Colégio Oswaldo Tognini (Funlec), de Campo Grande. Nos tatames, disputam atletas de Campo Grande, Dourados e Maracaju, de diversas escolas, entre elas ABC e Dom Bosco.

Cada estado brasileiro pode participar do evento com, no máximo, 123 integrantes, totalizando aproximadamente 2.800 mil atletas, de 15 a 17 anos. Mato Grosso do Sul viaja com uma delegação de 120 pessoas e o apoio financeiro do FIE.

A próxima equipe a embarcar é da modalidade de handebol. Eles viajam na quinta-feira, 29 de setembro. O grupo de futsal sai dia 1º de outubro, enquanto a delegação de voleibol, atletismo, xadrez e natação viajam no dia 4. O grupo todo ficará hospedado no Hotel Bristol, em Brasília.

Após quatro anos sem a realização dos Jebs direcionado para esta idade, o Ministério dos Esportes promove novamente o evento, reunindo estudantes das 26 unidades federativas e DF. Este ano, o governo federal também irá realizar as Olimpíadas Colegiais para atletas de 12 a 14 anos, previstas para o final do ano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS