Basquete | Da redação | 17/11/2018 16h22

ABAF encerra participação no Brasileiro com medalha de prata

Compartilhe:

A ABAF (Associação de Basquetebol Veterano Feminino) encerrou sua participação no 34º Campeonato Brasileiro Máster de Basquete, em Vitória (ES), com mais uma medalha: desta vez, ficou com a prata na categoria 35+.

A partida final foi realizada na tarde deste sábado (17), no Ginásio Paulo Valiate. Em um jogo pegado, as meninas do Estado foram derrotadas por 51 a 60 pelo AVAB (MA).

“Foi um jogo muito difícil. Fisicamente, elas têm um time muito forte. Uma pivô, a Ega, que jogou muito tempo na Seleção. Conseguimos fazer um primeiro quarto muito bom, um segundo quarto não tão bom, mas começamos o segundo tempo no zero a zero e no final elas tiveram a capacidade de fazer mais pontos. Conseguimos segurar até onde deu, mas não conseguimos ganhar”, analisou o técnico João Grabalos.

Apesar de mais uma derrota na decisão -a equipe 50+ já havia ficado em segundo lugar em sua categoria-, o saldo final da participação da ABAF no Brasileiro foi extremamente positivo: os cinco times que disputaram a competição ficaram entre os quatro melhores.

“Foi um campeonato muito legal, uma experiência única. Vir com cinco equipes e ter chances de medalhas em todas foi muito legal. Uma ótima convivência com todos, e os resultados foram surpreendentes. Foi um momento histórico, pois conseguimos três medalhas”, completou.

Hoje pela manhã, o 30+ ficou com o ouro ao bater, na final, o AVAB (AL) por 78 a 51. Ontem, o 50+ ficou com a prata, ao perder a decisão para o ABBLU (Blumenau-SC) por 55 a 41. As equipes do 40+ e 45+ garantiram a quarta colocação em suas categorias.

“Estamos muito felizes pelos resultados. Viemos em cinco equipes pela primeira vez e tivemos ótimos resultados em todas as categorias. Ficamos entre os quatro primeiras nas cinco categorias. Somos uma equipe que anda com próprios recursos. Pagamos quadra, uniforme, tudo por conta própria. Conseguimos isso porque somos um grupo de amigas que prezam muito pelo esporte”, comemorou Doriane Kohl, atleta do 50+, presidente da ABAF e chefe da delegação.

ABAF - A Associação surgiu em 2000, quando amigas apaixonadas pelo basquete se reuniram para brincar aos finais de semana. Com o tempo, a turma cresceu e surgiu a ideia de fundar uma associação esportiva, que atualmente é mantida com mensalidades das atletas -usadas para locação de quadras e confecção de uniformes- e esporádicos patrocínios.

“As atletas também realizam eventos para angariar recursos e melhorarem o caixa, e assim, levar o nome da ABAF pelos campeonatos nacionais e internacionais que participa”, completa Doriane.

Atualmente, a Associação se integrou com a equipe masculina da ABVMS e conta com mais de 40 atletas entre 30 e 55 anos e, constantemente, participa de diversos torneios pelo país.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS