Aventura | Da redação | 19/05/2017 09h47

Corumbá confirma realização do Pantanal Extremo para novembro

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal confirmou para novembro a realização da 5ª edição dos Jogos de Aventura – Pantanal Extremo. A confirmação foi feita pelo vice-prefeito e diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec). “Vamos realizar os jogos Pantanal Extremo. Foi instituído por decreto da Prefeitura de Corumbá e faz parte do calendário da Funec, a ser realizado todo o mês de novembro. Terminamos os estudos com as propostas de modalidades e agora trabalhamos a inclusão de novas modalidades esportivas”, afirmou o vice-prefeito.

Iunes se referiu ao decreto nº 1.244, de 06 de setembro de 2013, que instituiu os Jogos de Aventura – Pantanal Extremo no município de Corumbá. O decreto estabelece as modalidades esportivas que constituem os jogos e estipula que podem sofrer supressões ou acréscimos, de acordo com a conveniência administrativa. A normatização também incluiu o evento no Plano de Trabalho Anual e Calendário Esportivo Anual da Funec.

“O importante é que teremos, este ano, a realização da 5ª edição dos Jogos. Inclusive, já tem data pré-estabelecida, será de 24 a 26 de novembro. Inicialmente, são as quatro modalidades e trabalhamos para inclusão de mais duas modalidades”, disse o diretor-presidente da Fundação de Esportes.

Vão fazer parte da competição deste ano provas de Maratona Aquática, Mountain Bike, Corrida de Trilha e Stand Up Paddle. “Essas já aconteciam e vão continuar sendo realizadas. Estamos tentando trazer de volta a Canoagem, que foi retirada, e trazer a Canoa Havaiana. Podemos ter seis modalidades nos jogos deste ano. Teremos a parceria da Fundesporte, que quer participar conosco. Dia 25 deste mês teremos uma reunião com a Fundesporte para definir como vai se estabelecer essa parceria. Vamos ter a força da Fundação de Esportes do Estado e das federações esportiva”, destacou Marcelo Iunes. “Este ano vamos fazer com menos recursos, ampliando o evento e com qualidade até maior”, reforçou o vice-prefeito e diretor-presidente da Funec ao informar que na edição do ano passado o custo com a competição foi de R$ 450 mil e no evento de 2017, o orçamento deve fechar no total de R$ 240 mil.

“Foi uma orientação do prefeito Ruiter Cunha que organizássemos o evento com qualidade e respeito aos atletas de Corumbá e dos outros estados que participam. A competição movimenta a cidade, a economia local e o turismo, as pessoas que vêm trazem a família. Participam atletas do Mato Grosso do Sul e de outros estados do Brasil”, ressaltou Marcelo Iunes.

A 5ª edição dos Jogos de Aventura – Pantanal Extremo deve reunir aproximadamente 1,2 mil atletas em Corumbá, só nas quatro modalidades definidas. Número que pode aumentar se for confirmada a inclusão da Canoagem e Canoa Havaiana no programa esportivo. As inscrições terão inicio em setembro, serão online e a Funec também vai realizar a inscrição específica para os atletas de Corumbá.

"O Mountain Bike vai ser válido como etapa do estadual. A canoagem – assim que for devidamente confirmada – a proposta da Federação é além do Estadual, uma etapa do Centro-Oeste. O Stand Up Paddle pode ser a última etapa do Brasileiro e teríamos o Estadual de natação terminando com a Maratona Aquática”, disse a gerente de Planejamento da Funec, Monica Salustiano Luchner, que participou da reunião com o diretor-presidente da Fundação para tratar da realização dos Jogos de Aventura – Pantanal Extremo. O evento prevê premiação em dinheiro para a elite de todas as modalidades que integrarem o programa esportivo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS