Aventura | Da redação | 18/12/2018 06h22

Atleta percorre dez países, completa circuito e comemora experiência: ‘incrível’

Compartilhe:

Percorrer dez países de janeiro a dezembro, em um circuito das principais provas da América do Sul, conhecendo a cultura de cada um e fazendo o que mais gosta: correr. O projeto Trilhas & Tralhas, da atleta Adriana Vaz, foi concluído no último dia 8, na El Cruce Colúmbia, prova com duração de três dias que cruza a Patagônia Chilena e Argentina em um percurso de 100 quilômetros. A experiência, conta, vai muito além dos desafios nas trilhas.

“Gosto muito de correr, de viajar, e sou apaixonada por montanha e natureza. Sempre quis conhecer mais da América do Sul. Foi tudo muito incrível, cada país é uma cultura diferente, uma experiência única, uma paisagem maravilhosa. O mais legal é que, quando você convive com tanta diferença, se dá conta de como somos pequenos”, analisa.

A primeira prova do circuito foi a Chota Trail, na cidade de Ibarra, no Valle del Chota (EQU), em janeiro. Em março, o desafio foi na Ushuaia Trail Race, na Patagônia Argentina. Em abril foi a vez do Peru, na Ultra Machu Pichu Trail, disputada um dos lugares mais famosos do mundo e patrimônio mundial da UNESCO. 

Whats-App-Image-2018-12-17-at-14-15-47-1

Desafio Salto del Monday, no Paraguai

No mês de maio, disputou a Ultra Trail Tanno Tüy, na Venezuela, próximo ao Monte Roraima, e em julho passou por Costa Rica, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, durante a Brasil Ride.

A K42Series foi disputada e agosto, em Cali (COL), e, em novembro, o circuito foi retomado no Desafio Salto del Monday, no Paraguai. Uma semana depois, a atleta seguiu para o Uruguai, onde disputou a Villa Serrana Ultra Trail, e em seguida a Naranjillo Ultra Trail, na Bolívia.

A El Cruce Colúmbia, uma das mais duras do calendário, encerrou a temporada de viagens da atleta. Esta, inclusive, ela aponta como uma das mais difíceis que disputou. “Além da altimetria, tinha muita neve e eram três dias seguidos”, aponta. 

Whats-App-Image-2018-12-17-at-11-29-20

El Cruce: uma das provas mais difíceis do circuito

Imersão em novas culturas - Radicada em Dourados, Adriana Vaz é funcionária pública e corredora amadora de trilha e montanha. Apaixonada por esportes, vida saudável e pela natureza, há cerca de cinco anos começou a correr. O que era somente busca por uma vida mais saudável, se tornou a razão da sua vida. A vontade de conhecer outros países e novas culturas veio junto com a necessidade de aumentar suas distâncias, já que antes disputava provas de, no máximo, 21km.

Após o tour que realizou pela América do Sul, ela comemora a experiência adquirida. “A prova do peru é sensacional, pois é uma imersão na cultura local, tudo muito diferente. Você fica em um lugar isolado, convivendo com o pessoal de lá. Eles fazem um ritual com você, antes de subir a montanha, pois não se pode subir sem autorização dos deuses”, lembra. “E em Ushuaia a paisagem é impressionante, é linda. Não dá para citar apenas uma prova. Cada uma tem sua beleza e singularidade”, finaliza.

Whats-App-Image-2018-12-17-at-13-58-44-1

 Chota Trail, na cidade de Ibarra, no Valle del Chota (EQU) 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS