Automobilismo | Da redação/com GB Esporte | 03/05/2014 19h58

Yara Volpe estreia em monoposto e sonha em disputar a Fórmula Júnior

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - As primeiras voltas de Yara Volpe a bordo de um fórmula representam mais do que a estreia em uma nova categoria do automobilismo. São o rito de passagem da piloto de 18 anos, que planeja deixar o kart - onde já conquistou um título estadual - em busca de desafios maiores na carreira. A jovem reservou uma manhã de sábado para testar o bólido nos 3,4 mil metros do Autódromo Internacional de Campo Grande. Yara conta que aprovou a experiência.

- Existem várias diferenças em relação ao kart, como a maior velocidade e a preocupação com embreagem e a direção. É algo totalmente diferente do que estava acostumada a fazer no kart, e o traçado do autódromo também é desafiador, mas foi uma experiência muito legal e gostei muito - disse Yara, ainda no paddock, logo após a primeira sessão de treinos.

Convidada para realizar testes, Yara guiou o monoposto desenvolvido por alunos e professores dos cursos de engenharia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Com motorização de 1,6 litro, câmbio de quatro marchas e pesando 350 kg, o carro pode alcançar até 200 km em circuitos como o autódromo Nelson Piquet, em Brasília. O chefe da equipe, Adriano Ávalo, falou sobre as principais dificuldades que a jovem piloto terá nessa fase de transição.

- A Yara vai ter de aprender a controlar esse carro, principalmente nas curvas, porque ele tem a tendência de escapar e dançar na freada. Ela terá de assimilar um grande volume de informação a partir de agora - disse.

Para encarar novos desafios, a piloto conta com apoio da família. O pai, Odair Volpe, assistiu da mureta de proteção na reta de largada o desempenho da filha na pista. Foi um misto de apreensão e satisfação.

- O irmão mais novo dela, o Régis, também corre de kart mas é cauteloso, já ela é bem agressiva, todos a reconhecem como uma grande piloto. Tem horas que o coração dos pais sai pela boca. Mas se a vontade dela é crescer no automobilismo a gente apoia. Sabemos que é um esporte perigoso, mas não podemos brecar o sonho de um filho. 

CARREIRA E METAS

Yara corre de kart há seis anos e participa de competições oficiais há três. No ano passado sagrou-se campeã estadual na categoria Super F4, feito que deu a ela o direito de disputar a Copa das Federações, no encerramento da temporada em dezembro, em Santa Catarina.

Falando sobre o futuro, Yara projeta acumular experiência para correr pela Fórmula Júnior, no sul do país. O monoposto oficial da categoria é semelhante ao mantido pela universidade em Campo Grande.

- Quero ver se consigo entrar em uma categoria mais avançada. A experiência que tive no kart foi muito boa, e pretendo com ajuda de patrocinadores correr fora do estado a partir de 2015.

PARCERIA

O professor universitário Edvaldo Lima, da UCDB, explica que qualquer piloto interessado em praticar com o monoposto pode firmar parceria com a universidade.

- Damos preferência a quem sai do kart porque queremos investir na formação de pilotos. O projeto também beneficia nossos alunos, porque são eles que ficam responsáveis por trabalhar no carro, sob a supervisão dos mestres. Além disso, a universidade oferece toda a preparação física e a assistência ao piloto, não apenas a parte mecânica do carro.

A Fórmula Universitária é um projeto de extensão da universidade, e interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3312-3528.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS