Atletismo | (Com informações do COB) | 06/05/2005 15h56

Solidariedade Olímpica promove curso para técnicos

Compartilhe:

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) realizam, a partir deste domingo, o Curso Continental de Atletismo. O curso, voltado para o treinamento para provas de fundo e meio-fundo, será realizado no Rio de Janeiro e terá o seu encerramento durante o GP Rio de Atletismo, no dia 15, no Estádio Célio de Barros. O evento faz parte do Programa de Cursos e Seminários da Solidariedade Olímpica Pan-americana. Técnicos de países das Américas, inclusive o Brasil, participarão do curso, que será dirigido por Agberto Guimarães, Coordenador Geral dos Programas da Solidariedade Olímpica do COB.

O curso será ministrado pelo professor e treinador espanhol Manuel Pascua Piqueras e pelo brasileiro Ricardo D\'Angelo, treinador de vários atletas brasileiros, entre eles o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

D\'Angelo participará da palestra ministrada por Rodolfo Eichler, presidente do Comitê Técnico de Corrida de Rua da CBAt, sobre \"Corrida de Rua com Segurança\". Como treinador de Vanderlei Cordeiro de Lima, D\'Angelo viveu de perto o ataque sofrido pelo atleta durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas. \"O Vanderlei estava completamente desprotegido quando liderava a maratona. Era necessário, e estava no regulamento da competição, que pelo menos dois batedores de moto fizessem a escolta do atleta. Se o regulamento fosse seguido, aquilo não teria acontecido\", afirmou o treinador, que acha importante a discussão do assunto para que falhas como esta não voltem a acontecer. \"Quanto mais se falar nisso melhor. O Brasil tem a responsabilidade de organizar os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e temos que estar atentos a temas como a segurança dos atletas durante a prova\", completou D\'angelo.

Já o espanhol Manuel Pascua é treinador de alguns dos principais atletas de provas de fundo da Espanha, e professor da Escola Nacional de Treinadores da Espanha, Licenciado em Educação Física pela Universidade de Madri.

O Curso Continental de Atletismo é destinado a treinadores das Américas que trabalhem com seleções nacionais e tem como objetivos básicos: atualizar os profissionais, apresentando novas técnicas de treinamento esportivo e o avanço da ciência aplicada ao esporte; e favorecer a evolução profissional dos treinadores que trabalham com atletas de alto rendimento.

O curso será dividido em aulas teóricas, no Hotel Plaza, e práticas, no Estádio Célio de Barros. Também haverá conferências, mesas-redondas e debates para os participantes. Entre os temas que serão abordados no curso, estão: Força aplicada ao meio-fundo e fundo; Capacidade e Potência; Aspectos biomecânicos; Metodologia de treinamento; Cargas aplicadas a jovens fundistas; Limiar anaeróbico, e outros

O Curso Continental de Atletismo se encerrará no dia  15 de maio, no Estádio Célio de Barros, quando os treinadores assistirão ao GP Rio de Janeiro de Atletismo, que contará com a presença de alguns dos melhores atletas do Brasil e do mundo. Já estão confirmadas as presenças de 140 atletas de 32 países no GP Rio de Atletismo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS