Atletismo | Da redação | 13/11/2017 10h04

Mais de 2,5 mil pessoas participaram da ‘7ª Corrida Saúde Cassems’

Compartilhe:

A noite do último sábado (11) foi destinada a qualidade de vida por meio da prática de atividade esportiva. Cerca de duas mil e quinhentas pessoas participaram da “7ª Corrida Saúde Cassems” que, pela primeira vez, foi realizada no período noturno com percurso de 5 km e 10 km e caminhada com percurso de 5 km. Pelo segundo ano consecutivo, o ex-jogador de voleibol Marcelo Negrão, campeão olímpico com a seleção brasileira, deu a largada da prova e participou da entrega dos prêmios aos vencedores. A Corrida Cassems também promove a solidariedade ao doar mais de duas toneladas e meia de alimentos à instituições filantrópicas.

Patrícia Matos é ex-jogadora de vôlei e acadêmica da Educação Física. Ela participou pela primeira vez da Corrida e, segundo ela, além da prática esportiva, ver de perto um dos seus ídolos foi uma grande surpresa.

“É a primeira vez que participo da Corrida e adorei. Eu fiz a caminhada e gostei muito do percurso e da organização. Ano que vem pretendo me superar e correr. Também me surpreendi com a presença do Marcelo Negrão, eu joguei vôlei e ele é uns dos meus ídolos”, conta Patrícia.

André Strato Sotero é motorista da Cassems e um corredor nato. Aos 79 anos, André já participou de várias provas em todo o Estado e o que ele mais gosta é de poder incentivar os mais jovens.

“Mesmo não tendo muito tempo para treinar, eu faço de tudo para participar de todas as corridas, principalmente, para mostrar aos mais novos como é importante praticar esporte. Eu participei de quase todas as Corridas da Cassems, só não pude participar de uma, e não quero mais perder nenhuma. Para mim, não importa a classificação, não importa o tempo, o importante é participar. Eu gostaria de dizer para as pessoas que pratiquem esporte, esporte é saúde, alivia o estresse e é tudo de bom”, afirma Sotero.

O médico oncologista e coordenador do Centro de Oncologia da Cassems, Fabrício Colacino, conta que a prática esportiva é a fundamental para prevenir vários tipos de doenças. “Hoje em dia, o que as pessoas mais buscam é melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Portanto, a Cassems está de parabéns por essa iniciativa de realizar uma corrida que, além de incentivar a prática esportiva, também apoia a prevenção ao câncer. A prática esportiva e uma alimentação saudável melhoram muito a qualidade de vida e também ajuda a prevenir vários tipos de doenças”, explica Colacino.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, mais uma vez a Corrida Cassems cumpre o seu papel ao apoiar campanhas de prevenção ao câncer. A diretora também destaca o Desafio Saúde Cassems, programa que ofereceu treinamento aos beneficiários da Caixa dos Servidores.

“A Corrida está bem especial neste ano, porque é a primeira noturna, que para o nosso clima é ótimo, e também porque tem a participação dos beneficiários que fizeram parte do Desafio Saúde. Eles treinaram o ano inteiro, se tornaram atletas e entenderam a importância da prevenção. A Corrida também chama a atenção para o Novembro Azul e o Outubro Rosa, campanhas que incentivam a prevenção e o combate aos principais tipos de canceres que atingem homens e mulheres”, afirma Maria Auxiliadora.

O campeão olímpico de voleibol, Marcelo Negrão participou como convidado da Corrida Saúde Cassems pelo segundo ano consecutivo. Para Negrão, a Caixa dos Servidores consegue incentivar às pessoas a praticarem esportes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.

“Acho muito importante participar de eventos como esse, porque acho muito bom esse apoio à prática esportiva. É a segunda vez que participo da Corrida Cassems e é muito gratificante ver as pessoas preocupadas com a saúde, envolvidas com o esporte e esse novo horário da prova também é muito legal. A Cassems, mais uma vez, está de parabéns e toda vez que estiver ações como essa, que envolve esporte, pode contar comigo”, salienta Negrão.

De acordo com o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, a Corrida Saúde Cassems é uma grande festa de prática esportiva, de saúde e de solidariedade.

“Essa é a primeira corrida noturna que nós fazemos e foi uma grande festa. Além da prática esportiva, da prevenção de doenças, nós temos, mais uma vez, a presença do campeão olímpico de voleibol, Marcelo Negrão e temos também a Banda de Ontem. Quem está aqui vai realizar atividade física, ouvir música boa, enfim, uma grande festa do esporte e um momento para celebrar a vida. A Corrida é também uma grande festa da solidariedade, pois arrecadamos aproximadamente duas toneladas e meia de alimentos que serão distribuídas para instituições filantrópicas da nossa cidade”, pontua Ayache.

Outubro Rosa e Novembro Azul

Nesta edição, mais uma vez a Corrida Saúde Cassems abraça as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, ao erguer as bandeiras de luta contra o câncer de mama, o câncer de próstata, e contra todos os tipos de câncer que acometem homens e mulheres em todo o mundo.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece todos os anos e tem como objetivo principal combater o câncer de mama e outros tipos de câncer que atingem as mulheres. A campanha Outubro Rosa faz um alerta à sociedade feminina para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. O laço rosa é o símbolo do movimento e foi lançado pela primeira vez na década de 20, quando a fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu vários laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, que aconteceu na cidade de Nova York. Desde então, o laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama é celebrado em 19 de outubro.

Já o Novembro Azul é uma campanha de conscientização direcionada aos homens a respeito de doenças masculinas, com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Vale lembrar que o câncer de próstata é mais incidente do que o câncer de mama, porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde. A campanha Novembro Azul busca promover uma mudança de comportamento em relação à ida do homem ao urologista e à realização do exame de toque. O dia 17 de novembro foi instituído como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS