Atletismo | FolhaOnline | 11/08/2005 12h43

Jadel salta hoje na fria Helsinque por ouro inédito em Mundial

Compartilhe:

O Brasil tenta hoje dar um salto histórico em Mundiais de atletismo. Um dos favoritos, Jadel Gregório, 24, disputa, às 14h, a final do salto triplo em Helsinque. O triplista busca uma medalha inédita na carreira e um ouro que o país nunca obteve na competição.

Na decisão, os 12 classificados têm direito a três saltos cada um. Os oito melhores dessa primeira fase fazem mais três tentativas. Ontem, nas eliminatórias da prova, Jadel obteve a marca de 17,20 m. O melhor salto foi do cubano Yoandri Betanzos (17,40 m).

\"Fiz apenas um salto porque queria me guardar para a final. Estava frio. O vento também não ajudou\", contou o brasileiro, pouco depois de se classificar.

Após fracassar com o quinto lugar no Mundial de Paris-03 e nos Jogos de Atenas-04, Jadel confessou que está ansioso para tentar seu primeiro pódio no evento. \"Tive dificuldade para dormir nas duas últimas noites\". Sua melhor performance foi a prata no Mundial indoor de Budapeste, no ano passado.

Vários competidores têm reclamado do vento e da temperatura baixa, em torno de 10º C ontem. \"O clima continuará frio, mas não com essa intensidade\", diz Martti Heikinheimo, diretor do instituto de meteorologia local.

Com clima e temperatura desfavoráveis, os índices do qualificatório do salto triplo foram baixos. Dos 12 classificados para a final, só quatro cumpriram o mínimo de 17 m para obter classificação direta. Os outros foram alçados à decisão na repescagem. Para efeito de comparação, em Atenas-04 o pior classificado para a final saltou 16,91 m. Em Helsinque, o pior índice foi de 16,66 m, do ucraniano Vyktor Yastrebov.

Sem o sueco Christian Olsson, campeão mundial e olímpico, que está machucado, os favoritos são Jadel e Marian Oprea. O romeno detém o melhor salto do ano (17,81 m). O brasileiro, em segundo, cravou 17,73 m. Na última vez em que se enfrentaram, no SuperGP de Estocolmo, em julho, Jadel levou a melhor e foi ouro.

Outros três brasileiros têm boas chances de atingir final hoje. Nos 110 m com barreiras, Redelen dos Santos, Matheus Inocêncio e Anselmo dos Santos se classificaram para as semifinais. Os três também reclamaram do tempo. \"É ruim correr assim. Mas as condições são as mesmas para todo mundo\", ressaltou Inocêncio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS