Atletismo | AFP | 30/07/2006 15h37

Homem mais rápido do mundo, Gatlin pode ser banido do esporte

Compartilhe:

Se a contraprova confirmar o resultado positivo de doping, o norte-americano Justin Gatlin será suspenso por toda a vida e perderá o recorde mundial dos 100 metros rasos que divide com o jamaicano Asafa Powell (9s77), informou a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).
Gatlin revelou no sábado que deu positivo para testosterona ou produtos similares depois de uma prova em 22 de abril no Kansas (EUA), 20 dias antes da prova de Doha na qual igualou o recorde mundial do jamaicano Powell.

\"Se isto for confirmado, perderá tudo o que conseguiu depois do teste\", afirmou à AFP Nick Davies, porta-voz da Iaaf. Assim, além dos tempos, ficará sem o título de campeão norte-americano dos 100 m que conseguiu em 23 de junho.

No entanto, o atleta manterá as medalhas obtidas nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 (ouro nos 100 m, prata nos 4x100 m e bronze nos 200 m) e no Mundial de Helsinque-2005 (ouro nos 100 m e 200 m).

A Federação já havia anunciado que se a Agência Americana Antidoping (Usada) confirmar a violação, a sanção prevista nos regulamentos da Iaaf é a suspensão por toda a vida.

A possibilidade da pena severa se deve ao fato de Galtin ser reincidente. O atleta foi flagrado em um exame no ano de 2001 por consumo de anfetaminas, que alegou ter tomado por prescrição médica por causa de uma doença.

\"Manifesto um profundo pesar porque uma das estrelas do esporte está supostamente envolvida com o doping. Aproveito a oportunidade para destacar o compromisso total da Iaaf na luta antidoping\", afirmou o presidente da Iaaf, Lamine Diack.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS